atualizado
Muitas pessoas ainda têm medo de investir em renda variável por acharem que a bolsa de valores funciona como um tipo de aposta, um jogo de adivinhação onde quem ganha é quem acerta mais as tendências do mercado financeiro.
Dessa forma, os iniciantes tendem a começar na renda fixa por medo de perder seu patrimônio em más escolhas no mercado de renda variável. No entanto, com a inflação atual de 8,06% no acumulado de 12 meses, assim como a taxa Selic a 4,25%, investir nessa modalidade virou um problema, ou seja, em diversos investimentos perdem valor.
Portanto, a renda variável acaba se mostrando como único meio viável de obter um patrimônio através do mercado financeiro.
Diversos especialistas apontam que a renda variável é muito mais complexa que um “jogo de azar” e se baseia mais do que apenas em sorte. Há diversas estratégias muito bem estruturadas e pensadas, com o objetivo de diminuir os riscos de perda, e claro, aumentar a probabilidade de ganhos significativos.
Vantagens e desvantagens
Como não há nada perfeito na vida, o investimento em renda variável também tem lados negativos. Isso porque, como o nome mesmo diz, ele sempre varia.
De acordo com Leandro Martins, analista CNPI Pleno do Modalmais e criador do curso on-line “Os Segredos da Melhor Carteira do Brasil“, quanto mais riscos, maior é o lucro. Além disso, quanto maior o seu conhecimento de mercado, maior o lucro e menor o risco.
Por outro lado, há vários lados positivos nesse tipo de investimento. Começando por reais possibilidades de angariar um grande patrimônio. É possível ganhar muito mais dinheiro em renda variável do que em renda fixa, porque são opções mais arriscadas e com grande oscilação que por consequência fazem o seu dinheiro render muito.
Quando se ouve que determinado investidor ganhou milhões de reais com investimentos, muito provavelmente ele investiu parte de seu patrimônio na renda variável.
Outra vantagem é que na compra de ações, por exemplo, existe a possibilidade de obter direitos de sócio em grandes instituições, uma vez que as ações ordinárias concedem alguns benefícios, como por exemplo: votar nas assembleias gerais.
Por onde começar?
Estudando! Há vários meios de aprender sobre o mercado, como cursos, canais no YouTube, assim como diversos economistas que divulgam suas estratégias, como é o caso de Leandro Martins, considerado por rankings do Valor Econômico e da Exame como detentor da melhor carteira do Brasil.
Além disso, é necessário fazer uma análise minuciosa sobre o tipo de investidor que você é, quais os investimentos que combinam com o seu perfil, além de estabelecer quanto pode perder. Dessa forma, também é possível iniciar seus investimentos com qualquer valor.
“Quando eu comecei, 20 anos atrás, comecei com pouquinho também. O importante é manter a consistência”
O especialista acredita que é sim vantajoso investir no mercado variável, da mesma forma que é possível viver da rentabilidade desses investimentos. Ou seja, fazer seu dinheiro trabalhar para você e não trabalhar para ter dinheiro.
“Eu acreditava que para ganhar mais precisava trabalhar mais. E até que funcionou por um tempo. Assim, percebi que quando trabalhava o dobro, ganhava o dobro. Mas, e para ganhar o triplo? Quatro vezes mais? Dez vezes mais? Não dá pra trabalhar dez vezes mais. Chega uma hora que você vai precisar fazer o seu dinheiro trabalhar para você”
Saiba mais em: https://segredosdamelhorcarteira.com.br