metropoles.com

Biotic se prepara para lançar fundo imobiliário ESG nos próximos meses

Expectativa do Parque Tecnológico de Brasília é de que as captações para o fundo, que terá certificação ESG, alcancem até R$ 5 bilhões

Biotic/Divulgação
Biotic-praca-central
1 de 1 Biotic-praca-central - Foto: Biotic/Divulgação

atualizado


Em uma área de mais de 1 milhão de metros quadrados, a capital do país tem em expansão um dos maiores e mais completos centros de inovação do país, o Parque Tecnológico de Brasília – Biotic. Com proposta sustentável e inovadora, o complexo abriga empresas, instituições de ensino e de pesquisa, bancos públicos e startups. É por lá que está sendo testada a próxima geração de infraestrutura em internet móvel, a 5G, que promete revolucionar a relação entre o usuário, os objetos e a rede mundial de computadores. De lá, entre a Granja do Torto e o Parque Nacional de Brasília, já saem projetos inovadores das mais variadas áreas.

A perspectiva é que ao longo da próxima década esteja pronto o maior projeto urbanístico de cidade inteligente do país, reunindo, além negócios, comércio, universidades e residências. Para impulsionar esse objetivo, o Parque se prepara para lançar um fundo que deverá atrair a atenção de investidores para o polo tecnológico. O projeto, que vem sendo apelidado de “Vale do Silício do Distrito Federal”, faz parte do esforço do Governo do Distrito Federal para alterar a matriz econômica e torná-la menos dependente dos serviços públicos.

Apesar de o terreno ter sido destinado à inovação ainda nos anos 2000, somente nos últimos anos o empreendimento começou a ganhar forma. Atualmente, o complexo já abriga data centers (centros de processamento de dados) da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, a Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP), a aceleradora do Banco de Brasília (BRB), o centro de inovação do Detran-DF, o IFB, o SebraeLab, startups e associações, além de um laboratório que reúne a empresa chinesa Huawei e a operadora Vivo, que atua na realizações de testes da internet 5G.

Biotic
Teste de 5G em laboratório da Huawei e Vivo, na Biotic

“O Biotic já é uma realidade no Distrito Federal. Temos empresas instaladas, órgãos públicos desenvolvendo inovação e tecnologia. Estamos em um importante processo de ampliação para que seja um distrito de inovação”, detalha o diretor-presidente do Biotic, Gustavo Dias Henrique. O conceito defendido pelo Biotic é o do chamado Work, Live and Play, que, em português, pode ser traduzido como “trabalhe, more e divirta-se”. Segundo o executivo, para a próxima década, os brasilienses vão poder morar em uma grande indústria de inovação e pesquisa.

É o que chamamos de ecossistema de inovação. Estamos trazendo uma série de atores para o parque com o objetivo de gerar tecnologia e inovação. Serão vários projetos conectados dentro de um mesmo ambiente.

Gustavo Dias Henrique, diretor presidente do Biotic

Fundo imobiliário

Ligado à Terracap, o Biotic terá como propulsor de financiamento um fundo imobiliário que está sendo preparado pelo BRB, com estruturação da gestora Integral Brei, e o valor podendo chegar a R$ 5 bilhões a partir de investimentos nacionais e internacionais, incluindo fundos soberanos. Segundo o Governo do DF, a proposta já chama a atenção de grandes players para o hub de inovação brasiliense. A expectativa é de que as captações comecem ainda neste ano. Na prática, os investidores serão sócios dos projetos a serem executados e poderão acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos, inclusive, aconselhando os empreendedores envolvidos – além, é claro, de terem retornos financeiros sobre o desempenho do fundo.

O Fundo, além de auxiliar na formação de caixa do Biotic, poderá ser o primeiro no ramo imobiliário com certificação ESG. No mercado financeiro, a sigla é uma abreviação de Environmental, Social and Governance, que em português se refere ao termo Ambiental, Social e Governança. “Estamos com o plano urbanístico do parque totalmente aprovado e com as licenças ambientais encaminhadas. Isso vai permitir que a gente lance o fundo imobiliário de forma sustentável. O Biotic é um distrito de inovação e não pode fugir dessa vocação, aliando tecnologia e sustentabilidade”, detalha Gustavo Dias Henrique.

Internet 5G

Uma das novidades em teste no Parque desde julho do ano passado é a próxima geração de internet móvel. No início deste mês, o governador Ibaneis Rocha participou da primeira videoconferência com uso da tecnologia 5G no Brasil. A ligação em vídeo ocorreu na inauguração da sala da empresa chinesa Huawei no Biotic, primeiro espaço do tipo mantido pela multinacional no país. O ambiente permite interação com imagens em tamanho real, por vídeo e áudio, como se todos os participantes do encontro estivessem no mesmo ambiente, ainda que estejam em países diferentes.

O BRB também instalou no Parque Tecnológico o Centro de Inovação Tecnológico (BRB Lab) com o objetivo de estimular o ecossistema de empreendedorismo e inovação local, além de buscar novas tecnologias e soluções voltadas para o sistema financeiro, governo e cidadãos. O BRB Lab será a sede do Programa de Inovação Aberta do BRB, que ocorrerá em parceria com startups selecionadas por meio de edital.

Gustavo Dias Biotic
Gustavo Dias, da Biotic: “O Biotic é um distrito de inovação”

O Detran-DF é outro órgão que está no Biotic com o Centro de Inovação Tecnológica – CITDetran. Trata-se de uma parte da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dirtec) que tem o objetivo de construir uma agenda de desenvolvimento tecnológico que pense o trânsito da capital para as próximas décadas. Na ocasião, o governador do DF ressaltou que as iniciativas fazem parte de um projeto amplo de governo que busca uma cidade moderna e desenvolvida. “São iniciativas de futuro. E é de um futuro sólido que precisamos para fazer desta cidade o polo de desenvolvimento do nosso país”, afirmou Ibaneis durante o evento no início do mês.

Biotic
Entrada principal da Biotic

Os ambientes do Biotic são abertos ao público, com horário marcado. Testes com a nova geração de internet estão entre os diferenciais para os visitantes. É possível visitar o laboratório, usar óculos de visitação virtual, telefones com navegação 5G, até 15 vezes mais rápida, além de outras novas tecnologias.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?