atualizado
Ainda muito associadas a momentos de descontração e comemoração, as bebidas alcoólicas, na verdade, impactam negativamente a saúde pública e provocam rombos nos cofres públicos do Brasil.
O consumo de álcool está associado ao câncer de boca e de estômago, tipos mais comuns entre os homens. As mulheres também correm risco, pois essas bebidas são diretamente relacionadas com o câncer de mama — o que mais mata pessoas do sexo feminino no Brasil.
Até quem nunca bebeu é afetado: 3,5 milhões de brasileiros já feriram a si mesmos ou alguém após a ingestão de bebidas com teor alcoólico.
Despesas com hospitalizações, perdas de produtividade e assistência social devido ao álcool, só em 2019, custaram ao Brasil R$ 18,8 bilhões. No caso das hospitalizações, o montante considera apenas gastos do Sistema Único de Saúde. Esse valor representa quase 62% do orçamento para ampliação do atendimento pelo SUS até 2026.
A fim de conscientizar a sociedade e os legisladores sobre os danos, a ACT Promoção da Saúde e a Vital Strategies lançaram a segunda fase da campanha “Quer uma dose de realidade?”. A iniciativa também incentiva a inclusão das bebidas alcoólicas no Imposto Seletivo da Reforma Tributária. Saiba mais:
Ver essa foto no Instagram
Recomendado pela Organização Mundial da Saúde, o Imposto Seletivo de bebidas alcoólicas é uma das medidas mais eficazes para reduzir o consumo de álcool, salvar vidas e poupar bilhões de reais anualmente.
Somente com a tributação da cerveja, o Brasil pode arrecadar R$ 59 bilhões, montante suficiente para promover melhorias significativas em setores essenciais como educação, saúde e segurança pública, transformando a qualidade de vida da população.
Nove em cada 10 brasileiros concordam com a ideia de aumentar os impostos sobre produtos nocivos como o álcool. Demonstre o seu apoio.
Saiba mais sobre a ACT e Vital Strategies
A ACT atua na promoção e defesa de políticas de saúde pública, especialmente nas áreas de controle do tabagismo, alimentação saudável, controle do álcool e atividade física. Esse trabalho é promovido por meio de ações de advocacy, que incluem incidência política, comunicação, mobilização, formação de redes e pesquisa, entre outras.
A Vital Strategies tem ação global, trabalhando com governos e sociedade civil para enfrentar os principais desafios de saúde pública a partir de estratégias baseadas em evidências.
A organização também atua em áreas como saúde mental, segurança no trânsito e prevenção da violência de gênero, comprometendo-se a ampliar a conscientização sobre os malefícios do álcool.
As duas organizações atuam na promoção da saúde com articulações nacionais e internacionais.