metropoles.com

Bebidas alcoólicas: os impactos na saúde e nos cofres públicos

Saiba por que a inclusão do álcool no Imposto Seletivo é uma estratégia eficaz para proteger a população e poupar bilhões anualmente

Alexander Grey/Unsplash
Fotografia colorida mostra homem deitado em cama de hospital-Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostra homem deitado em cama de hospital-Metrópoles - Foto: Alexander Grey/Unsplash

atualizado

Ainda muito associadas a momentos de descontração e comemoração, as bebidas alcoólicas, na verdade, impactam negativamente a saúde pública e provocam rombos nos cofres públicos do Brasil.

O consumo de álcool está associado ao câncer de boca e de estômago, tipos mais comuns entre os homens. As mulheres também correm risco, pois essas bebidas são diretamente relacionadas com o câncer de mama — o que mais mata pessoas do sexo feminino no Brasil.

Até quem nunca bebeu é afetado: 3,5 milhões de brasileiros já feriram a si mesmos ou alguém após a ingestão de bebidas com teor alcoólico.

Despesas com hospitalizações, perdas de produtividade e assistência social devido ao álcool, só em 2019, custaram ao Brasil R$ 18,8 bilhões. No caso das hospitalizações, o montante considera apenas gastos do Sistema Único de Saúde. Esse valor representa quase 62% do orçamento para ampliação do atendimento pelo SUS até 2026.

Conheça outros dados

A fim de conscientizar a sociedade e os legisladores sobre os danos, a ACT Promoção da Saúde e a Vital Strategies lançaram a segunda fase da campanha “Quer uma dose de realidade?”. A iniciativa também incentiva a inclusão das bebidas alcoólicas no Imposto Seletivo da Reforma Tributária. Saiba mais:

Recomendado pela Organização Mundial da Saúde, o Imposto Seletivo de bebidas alcoólicas é uma das medidas mais eficazes para reduzir o consumo de álcool, salvar vidas e poupar bilhões de reais anualmente.

Somente com a tributação da cerveja, o Brasil pode arrecadar R$ 59 bilhões, montante suficiente para promover melhorias significativas em setores essenciais como educação, saúde e segurança pública, transformando a qualidade de vida da população.

Nove em cada 10 brasileiros concordam com a ideia de aumentar os impostos sobre produtos nocivos como o álcool. Demonstre o seu apoio.

5 imagens
1 de 5

2 de 5

3 de 5

4 de 5

5 de 5

Saiba mais sobre a ACT e Vital Strategies

A ACT atua na promoção e defesa de políticas de saúde pública, especialmente nas áreas de controle do tabagismo, alimentação saudável, controle do álcool e atividade física. Esse trabalho é promovido por meio de ações de advocacy, que incluem incidência política, comunicação, mobilização, formação de redes e pesquisa, entre outras.

A Vital Strategies tem ação global, trabalhando com governos e sociedade civil para enfrentar os principais desafios de saúde pública a partir de estratégias baseadas em evidências.

A organização também atua em áreas como saúde mental, segurança no trânsito e prevenção da violência de gênero, comprometendo-se a ampliar a conscientização sobre os malefícios do álcool.

As duas organizações atuam na promoção da saúde com articulações nacionais e internacionais.

Apoie a tributação

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?