atualizado
O PIX revolucionou a forma como o brasileiro faz os pagamentos. Rapidamente se tornou o meio de pagamento mais utilizado no país: uma em cada cinco operações são feitas com o PIX. Só perde para o dinheiro em espécie. Mas as entregas do Banco Central do Brasil (BCB) vão muito além do desenvolvimento da modalidade, que ainda tem várias funcionalidades a serem disponibilizadas. Neste 31 de março, o BCB comemora 57 anos de olho na contribuição para o Brasil do futuro.
Além do PIX, o BCB está comprometido em oferecer serviços à população de forma prática, fortalecendo a Cidadania Financeira; resgatar dinheiro do cidadão junto aos bancos, com o Valores a Receber; e fomentar a educação financeira, com o Aprender Valor, para citar alguns exemplos.
Em situações de crise, como a da pandemia de Covid-19, que abalou os sistemas financeiros de vários países, o BCB tem de estar preparado para implementar rapidamente uma série de medidas que diminuam os impactos na sociedade.
“A instituição atuou prontamente em medidas de enfrentamento da pandemia, como a manutenção de um sistema financeiro sólido, sem quebras de bancos, e com liquidez, ou seja, com dinheiro circulando entre pessoas e empresas. Sem a atuação dos especialistas do Banco Central, que rapidamente se adaptaram às novas condições de trabalho remoto, a economia brasileira teria sofrido muito mais”, declara Henrique Seganfredo, presidente da Associação Nacional dos Analistas do Banco Central (ANBCB).
Nos últimos anos, o BCB vem implementando ações concretas de Inclusão, Competitividade, Transparência, Educação e Sustentabilidade na Agenda BC Hashtag. Para desenvolver essa agenda tecnológica, o BCB precisa continuar sendo um órgão de excelência no Poder Executivo Federal, com um quadro de pessoal altamente qualificado (33,4% dos servidores possuem especialização, 21,5% possuem
mestrado e 7,1% com doutorado).
São essas ações estratégicas para modernizar o país que exigem um corpo de servidores cada vez mais comprometido, capacitado e preparado para enfrentar problemas e desenvolver soluções no sistema financeiro brasileiro.
“O PIX é o exemplo de uma entrega que estava programada antes da pandemia de Covid-19, e que não teve seu início adiado, o que mostra o grau de comprometimento e resiliência do servidor do BCB em atender aos anseios da população”, completa Seganfredo.
O BCB é um dos bancos centrais mais respeitados do mundo. O último presidente, Ilan Goldfajn, foi escolhido como o melhor em 2017 pela revista The Banker, ligada ao Financial Times. A mesma publicação reconheceu o atual presidente, Roberto Campos Neto, como o melhor em 2020, no primeiro ano da crise de Covid-19. Além disso, o BCB já venceu diversos prêmios internacionais, como o Central Banking Awards.
PIX
Hoje em dia, todo mundo sabe o que é o PIX, mas a ideia inicial surgiu em 2014, quando o BCB detectou a necessidade de um meio de pagamento instantâneo e disponível 24 horas por dia. Foram intensas pesquisas e estudos no Brasil e no mundo para o desenvolvimento do PIX, além de muitas conferências, workshops, testes e fóruns com as instituições do mercado para que tudo funcionasse corretamente. Todo esse processo foi liderado e comandado pelo Banco Central do Brasil.
Quem faz um PIX não imagina que para transferir um dinheirinho em poucos segundos precisa ter por trás uma grande infraestrutura de processamento. Também não imagina que existe uma série de testes e rotinas de manutenção feita por pessoas capacitadas e com equipamento tecnológico adequado.
Cidadania Financeira
O BCB estuda e aprimora constantemente as formas disponíveis aos brasileiros para controlarem sua vida financeira. Com o Registrato, é possível acessar a relação de empréstimos tomados junto ao sistema financeiro, além de poder controlar as contas abertas em bancos e as chaves PIX cadastradas.
O BCB também regula e supervisiona firmemente as instituições financeiras para que não haja abusos e irregularidades. Você sabia que são garantidos, gratuitamente e por mês, quatro saques em guichê de caixa e duas transferências de valor a todo cliente pessoa natural que tenha conta corrente?
Além disso, o BCB disponibiliza um sistema de registro de reclamações no qual o cidadão registra a queixa e o banco ou outra instituição financeira tem 10 dias úteis para responder. Com base nessas informações, a Autoridade Monetária estuda implementar ações de fiscalização, melhorar a legislação e incluir a estatística no Ranking de Reclamações. Assim, o brasileiro tem mais transparência na hora de
escolher uma instituição do sistema financeiro para pegar dinheiro emprestado ou abrir uma conta corrente, por exemplo.