atualizado
O surgimento de uma nova cepa do coronavírus, muito mais infecciosa que as anteriores, ligou o alerta dos epidemiologistas e fez com que vários países suspendessem novamente as atividades consideradas não essenciais, inclusive no Brasil. “Em março, entramos em uma das piores fases da pandemia. Agora, ela está atingindo mais pessoas jovens e sem doenças prévias. Além disso, notamos uma evolução rápida do quadro”, afirma o médico infectologista do Hospital de Campanha Centro Médico da Polícia Militar (PMDF), Werciley Júnior.
De acordo com dados do balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), na última semana, o Brasil alcançou o recorde de 1.702 óbitos na média móvel comparado aos 15 dias anteriores. Trata-se de uma alta de 47,6% na tendência de óbitos. Uma pesquisa publicada em um jornal médico do Reino Unido revela ainda que a nova variante britânica é 64% mais letal.
Os protocolos de prevenção à doença se tornam mais importantes para evitar a transmissão de novas cepas, de antigas ou do surgimento de mais mutações. Além de possuir maior poder de transmissão, o novo vírus vem causando complicações severas, o que gera uma grande preocupação: o colapso na saúde. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 19 estados e o Distrito Federal estão com a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados a pacientes adultos com Covid-19 maior que 80%. Para se ter uma ideia, na rede pública da Capital Federal, 99,6% dos leitos de UTI para adultos estão ocupados.
A Associação Saúde em Movimento (ASM) tem atuado intensamente no Distrito Federal no atendimento assistencial aos infectados pela Covid-19. “Atuamos promovendo assistência de qualidade aos pacientes do SUS, desenvolvendo ensino, pesquisa e gestão de novos projetos de forma sustentável, com transparência e excelência. Bem como com o fornecimento de mão-de-obra qualificada na área de saúde e administração de serviços médicos em prol do atendimento de qualidade para a população”, explica o superintendente executivo da ASM, Claudio Vitti.
Atuação da ASM
Em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), a ASM oferece serviços de gestão integrada aos cidadãos do DF, compreendendo: a disponibilização de equipamentos, gerenciamento técnico, assistência multiprofissional, de forma ininterrupta, com manutenção e insumos necessários para o funcionamento dos equipamentos e atendimento dos pacientes (medicamentos, materiais médico-hospitalares, alimentação, nutrição).
Por meio de uma equipe técnica qualificada, estrutura moderna, tecnologia, gestão competente e a experiência de quem conhece as deficiências e necessidades do sistema de saúde, a Associação Saúde em Movimento reconhece o momento crítico vivido na Saúde do país e tem redobrado as forças para levar o melhor serviço à população.
“A gestão da ASM é prover serviços e os cuidados humanizados, por meio de profissionais com habilidades assistenciais e emocionais capazes de ofertar atendimento com dignidade e sucesso assistencial”
reforça Claudio Vitti.
Hospitais de Campanha no DF
Todos os pacientes são encaminhados pela SES-DF para serem internados nas unidades da associação. Estão sobre o comando da ASM:
- Hospital de Campanha Centro Médico da Polícia Militar/PMDF, com 100 leitos de UTI e 717 profissionais contratados;
- Hospital de Campanha de Ceilândia, com 40 leitos de enfermaria e 20 de UTI e 380 profissionais contratados;
- Hospital de Campanha de Santa Maria, com 30 de UTI e 200 profissionais contratados.
Além dessas estruturas, uma nova unidade já está em processo de implantação, o Hospital de Campanha do Base que irá contar com 20 leitos de UTI e a contratação de 140 profissionais.
Entre os atendimentos e especialidades oferecidas, estão:
Especialidade Assistencial:
- Serviço Social
- Psicologia
- Fonoaudiologia
- Fisioterapia
- Odontologia
- Nutrição
- Laboratório
- Hemodiálise
Especialidade Clínica:
- Intensivista
- Cardiologista
- Pneumologista
- Nefrologista
- Cirurgião Geral
- Infectologista
Associação Saúde em Movimento (ASM)
Site: www.asaudem.org
Redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter
E-mail: asm@asaudem.org.br