atualizado
Ter conhecimento técnico e uma boa qualificação profissional são alguns dos diferenciais para quem busca entrar no mercado de trabalho. Nascido e criado na comunidade do Flexal, em Maceió, Everton Leandro Mendonça, de 19 anos, encontrou uma oportunidade de se destacar profissionalmente por meio do curso de capacitação oferecido pelo programa Aprendi no Flexal, da Braskem.
A iniciativa foi criada a partir do Projeto Integração Urbana e Desenvolvimento dos Flexais, que visa a mitigar a situação de ilhamento socioeconômico da região em razão da desocupação dos bairros de Bebedouro, Bom Parto, Pinheiro, Mutange e Farol.
O projeto faz parte das 23 medidas definidas pelo Termo de Acordo assinado, em outubro de 2022, pelo município de Maceió, Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado de Alagoas, Defensoria Pública da União e Braskem.
“Tive acesso a muito conteúdo e ganhei segurança para exercer o que aprendi. Isso com certeza me ajudou e continuará ajudando ao longo da minha carreira”, aponta o jovem que está empregado e trabalha nas obras de construção civil do Plano Urbanístico dos Flexais.
Everton participou dos cursos de Mecânica de Motocicletas e Eletricista Predial ofertados gratuitamente em parceria com Senai, Sebrae e Senac, instituições de referência nacional em formação profissional.
Desde 2023, já foram disponibilizadas pelo programa 290 vagas em cursos de diversas áreas, impulsionando os alunos a novas oportunidades de emprego na região.
“Espero me firmar na empresa onde fui contratado e seguir na área de construção civil, quem sabe fazendo faculdade e me especializando como engenheiro elétrico”, ressalta Everton. “Meu sonho é trazer estabilidade e conforto para minha família. Acredito que, crescendo como profissional, conseguirei alcançar esse objetivo.”
O programa Aprendi no Flexal tem oferecido oportunidades de capacitação para moradores da região.
“O objetivo do programa de capacitação é aprimorar as competências das pessoas de modo a contribuir para o desenvolvimento de negócios locais ou melhor se qualificar para o mercado de trabalho.”
Raineldes Melo, gerente de Ações Sociais da Braskem
De acordo com Raineldes, o programa está estruturado em três eixos. Sendo o primeiro focado em potencializar as habilidades para o mercado. O segundo eixo está voltado para o empreendedorismo e cursos que desenvolvam a capacidade de fomentar pequenos negócios.
E o terceiro está dirigido para a oportunidade de formação em cursos profissionalizantes de maior duração, a exemplo dos cursos de Técnico de Enfermagem e Técnico em Informática.
“Moro no bairro de Bebedouro há 10 anos e soube dos cursos ofertados por meio de um colega da vizinhança. Minha família me incentivou a fazer, porque geralmente esse tipo de curso é pago, e quando surge uma oportunidade gratuita, as vagas esgotam rapidamente”, conta Isaac dos Santos, 21 anos. Ele participou da Oficina de Jornalismo Comunitário e fez os cursos de Mecânica de Motocicletas, Eletricista Predial e Encanador Predial.
Atualmente, Isaac trabalha no Senai como Jovem Aprendiz. “No futuro, espero adquirir mais conhecimentos na área em que estou trabalhando, para assim crescer profissionalmente. Meu maior sonho é fazer um curso técnico ou até mesmo começar uma faculdade relacionada à construção.”
Cursos
Até o momento, o programa Aprendi no Flexal conta com 14 cursos ofertados para a comunidade local, sendo que dez deles já foram concluídos. Os cursos, incluindo os de longa duração como o de Técnico em Enfermagem e Técnico em Informática, foram sugeridos pela comunidade por meio de pesquisas e rodas de diálogo.
No curso de Técnico em Informática, iniciado no segundo semestre de 2024, os alunos terão 1.800 horas/aula com conteúdos de manutenção e instalação de redes, criação de aplicativos e desenvolvimento de sites e sistemas para internet.
Já no curso de Técnico em Enfermagem são 1.600 horas/aula que capacitarão os alunos para desempenhar um papel essencial no cuidado de pacientes. Essa formação também prepara para concurso público ou atuação de forma autônoma com serviços de atendimento domiciliar (home care).
A previsão é que outros cursos sejam lançados pelo programa. A maioria das aulas será no turno da noite para não atrapalhar caso surja uma oportunidade de trabalho. Além disso, os cursos serão destinados, inclusive, a quem já está no mercado e deseja aprimorar conhecimentos para aumentar possibilidades de crescimento.
Veja alguns dos cursos já oferecidos pelo programa:
- Mecânico de Motocicletas
- Manicure e Pedicure
- Pedreiro de Alvenaria
- Encanador Instalador Predial
- Eletricista Instalador Predial
- Cuidador de Idosos
- Inglês Básico para Serviços Turísticos
- Culinária Básica
- Aplicador de Revestimento Cerâmico
Instrutora do curso de Manicure e Pedicure do Senac, Vilma Lima pontua os diferenciais de quem participa da capacitação. “O mercado de trabalho tem muitos profissionais na área de manicure e pedicure, porém, não qualificados ou certificados.
No Senac, os alunos aprendem não apenas a parte de cutilagem de manicure tradicional, como decoração de unhas, spa dos pés, aplicação de unhas postiças, empreendedorismo e biossegurança.
Ações nos Flexais
Além dos cursos de qualificação, o Projeto Integração Urbana e Desenvolvimento dos Flexais contempla mais 22 iniciativas para melhorar a qualidade de vida da região. Entre as ações, estão em curso as obras de requalificação viária e de construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e uma creche-escola.
O projeto da Unidade Básica de Saúde que está sendo construída nos Flexais segue padrão construtivo e cumpre as diretrizes do Ministério da Saúde.
A iniciativa também recebeu contribuições de especialistas do município de Maceió para adequação às necessidades locais, apontadas nos estudos feitos, aponta o gerente de Obras em Concessionárias e Equipamentos Públicos da Braskem, José Roberto Bulhões.
“A estrutura da UBS terá aproximadamente 390 m². Entre outros diferenciais, o método construtivo será em Steel Frame e as paredes e telhados termoacústicos garantirão o isolamento térmico e sonoro”, explica Bulhões.
Além disso, o equipamento contará com rampas e piso tátil que asseguram as condições de acessibilidade. A previsão é concluir as obras até 2025.
Já a construção da creche-escola do Flexal, que começou em setembro, se tornará um grande apoio para as famílias da região.
O novo equipamento, que está sendo erguido na Avenida Faustino da Silveira, terá 800 m² de área construída com capacidade para atender 120 alunos na faixa de 0 a 6 anos.
O local terá espaços para alunos, pais e professores, como parque sensorial, solário, salas de assistência pessoal e pedagógica, fraldário, lactário, áreas de repouso e estacionamento.
Além disso, outras medidas em andamento na região são de limpeza urbana e combate a pragas, vigilância, rota de ônibus de uso exclusivo e gratuito para a população dos Flexais, transporte escolar e serviço de apoio psicológico.
Foram instaladas câmeras de segurança, a iluminação pública recebeu novas lâmpadas e teve a rede modernizada. Também foi estruturado o Espaço Flexal, que abriga secretarias municipais para o atendimento direto à comunidade.