metropoles.com

Na COP28, Apex enfatiza adoção de tecnologias sustentáveis na economia

Com esforços no enfrentamento das mudanças climáticas, o Brasil se destaca na Conferência com soluções ecológicas na rede de produção

Fernando Donasci / Fotógrafo COP
Fotografia colorida da sala do pavilhão do Brasil na COP 28
1 de 1 Fotografia colorida da sala do pavilhão do Brasil na COP 28 - Foto: Fernando Donasci / Fotógrafo COP

atualizado

Após um ano de esforços no enfrentamento de crises climáticas, o Brasil chegou à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças do Clima (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com uma nova imagem, o que catalisa transações econômicas internacionais. O país se destaca em setores estratégicos, como energias renováveis, mineração e agronegócios, que já contam com soluções ecológicas nacionais para cuidar do meio ambiente. 

De 30 de janeiro a 12 de dezembro, no pavilhão brasileiro, co-organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), representantes de vários países participam de debates, palestras e reuniões sobre a importância da sustentabilidade e da indústria verde para a socioeconomia e para as relações internacionais, evidenciando o potencial brasileiro em investimentos que sejam ambientalmente sustentáveis, economicamente viáveis e socialmente justos.

Somente nos primeiros seis dias de Conferência, os espaços brasileiros foram palco de mais de 70 seminários e mais de 250 reuniões.

“É como se o Brasil estivesse de volta e, também, nesse aspecto, trouxesse aquele desejo de estar perto do Brasil.”

Jorge Viana, presidente da ApexBrasil

Além disso, com a participação na COP28, o Brasil garante que segue os compromissos firmados no Acordo de Paris, assinado em 2015, que foca na redução das emissões de gases de efeito estufa para manter o aumento da temperatura média global abaixo de 1,5°C.

“Tem uma novidade nessa COP que é o fato dela seguir tentando implementar a agenda, em sequência ao acordo de Paris, mas ter que lidar com perdas e danos. Logo no primeiro dia da Conferência, tivemos uma doação de mais de U$ 400 milhões – o que é pouquíssimo, mas é uma coisa nova só para área de perdas e danos, que são os custos em decorrência das consequências da mudança do clima no mundo”, afirma Jorge Viana.

A ApexBrasil tem uma atuação especial na Conferência ao enfatizar a adoção de práticas e tecnologias que possibilitam a adaptação dos sistemas produtivos, tanto agropecuários quanto industriais, visando à redução da intensidade de emissões de carbono. E, também, busca parcerias estratégicas em um diálogo internacional que contribua para o desenvolvimento sustentável, o que inclui a análise dos desafios e oportunidades específicas na região amazônica.

“Agora, o Brasil retoma o protagonismo e impõe algumas posições pelo fato de estar dando o exemplo com a redução do desmatamento, com um grande programa de inclusão social – que é fundamental para enfrentar a crise climática – e também com a modelagem e o design que o país tem na produção de energia. O Brasil tem mais de 85% da matriz energética sustentável, modelagem em mobilidade, com etanol, biodiesel e enormes investimentos para hidrogênio.”

Jorge Viana, presidente da ApexBrasil

Nova imagem 

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, explica que o sucesso comercial de um país no exterior depende da respectiva imagem. “Há um novo posicionamento na forma como são tratados os povos originários e o combate ao desmatamento. As novas atitudes contribuem para o sucesso.” 

Até o ano passado as manchetes de como [o antigo governo] tratava os povos originários e o desmatamento crescente afetavam a imagem do Brasil e os negócios também. E isso tudo mudou com as atitudes que foram adotadas pelo atual governo.” 

Com a participação no evento e medidas sustentáveis, o Brasil, com apoio da agência, pode prosperar em energia verde e no cenário econômico, afirma Viana, que está na COP28 ao lado de representantes do governo federal, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do setor privado e da sociedade civil brasileira.

Logo no primeiro dia da Conferência, o presidente Lula ressaltou que o valor usado no mundo para produzir armas poderia ajudar a combater a fome e a mudança climática. “O mundo naturalizou disparidades inaceitáveis de renda, gênero e raça. Não é possível enfrentar a mudança do clima sem combater as desigualdades. Quem passa fome tem sua existência aprisionada na dor do presente e se torna incapaz de pensar no amanhã.” 

“Reduzir vulnerabilidades socioeconômicas significa construir resiliência frente a eventos extremos, significa também ter condições de redirecionar esforços para a luta contra o aquecimento global.”

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil

Viana concorda com a visão de Lula, apesar dos desafios da agenda. “As maiores vítimas [das mudanças climáticas] são os países mais pobres do mundo. Essa intenção do presidente Lula da multilateralidade é fundamental porque não tem como enfrentar a questão climática sem enfrentar as desigualdades sociais no mundo”, completa.

11 imagens
Presidente Lula ao lado de membros do pavilhão brasileiro na COP28
Apex co-organizou o espaço do Brasil na COP28
Frente do pavilhão brasileiro na COP28
Espaço do pavilhão brasileiro na COP28
Espaço do pavilhão brasileiro na COP28
1 de 11

Mais de 170 nacionalidades participaram da COP28

Fernando Donasci / Fotógrafo COP
2 de 11

Presidente Lula ao lado de membros do pavilhão brasileiro na COP28

Fernando Donasci / Fotógrafo COP
3 de 11

Apex co-organizou o espaço do Brasil na COP28

Fernando Donasci / Fotógrafo COP
4 de 11

Frente do pavilhão brasileiro na COP28

Fernando Donasci / Fotógrafo COP
5 de 11

Espaço do pavilhão brasileiro na COP28

Fernando Donasci / Fotógrafo COP
6 de 11

Espaço do pavilhão brasileiro na COP28

Fernando Donasci / Fotógrafo COP
7 de 11

Espaço do pavilhão brasileiro na COP28

Fernando Donasci / Fotógrafo COP
8 de 11

Presidente da Apex celebra que os eventos brasileiros na COP28 estavam cheios de pessoas interessadas

Fernando Donasci / Fotógrafo COP
9 de 11

O direito de povos originários e preservação da natureza foram tópicos brasileiros na COP28

Fernando Donasci / Fotógrafo COP
10 de 11

Reuniões produzidas pela Apex na COP28 contaram com palestrantes de várias áreas

Fernando Donasci / Fotógrafo COP
11 de 11

Além do governo federal, representantes da sociedade civil também compareceram na COP28

Fernando Donasci / Fotógrafo COP

Resultados para o futuro

Os resultados dos investimentos do Brasil em sustentabilidade são materializados com a ampliação da cooperação do país com cerca de outras 80 nações que possuem florestas tropicais. O objetivo é garantir que decisões cruciais, incluindo financiamentos, sejam guiadas em conjunto, sem afetar o meio ambiente. Além disso, o país fechou o ano com uma expressiva redução do desmatamento na Amazônia, com uma queda superior a 49,5% desde o início do ano. 

Outro aspecto a ser destacado é a diminuição contínua do desmatamento na Amazônia, registrando um total de 3.806 km² no acumulado de janeiro a outubro deste ano, o que representa uma redução de 61% em comparação com o mesmo período em 2022. Essa cifra marca a menor extensão desmatada desde 2018, conforme indicado pelos dados da Imazon.

Além disso, o Brasil está alcançando uma significativa redução nas emissões, acompanhada por uma matriz energética que contempla aproximadamente 48% de fontes renováveis. Destaca-se ainda a presença de políticas ambientais integradas em todas as esferas das políticas públicas e nos projetos do governo federal.

O Brasil destaca-se como uma potência na apresentação de soluções na geração de energias renováveis para o mundo, incluindo desenvolvimento de baixo carbono na Amazônia brasileira. “É muito importante para nós, que somos líderes em transição energética, biocombustíveis, somos um dos grandes fornecedores de alimentos do mundo e temos uma quantidade enorme de matéria-prima e que temos a nova biodiversidade do planeta”, completa Viana.

Por causa da liderança brasileira em soluções sustentáveis, a COP30 será sediada em Belém (PA), em novembro de 2025.

Tecnologia e inovação 

Além da organização e produção em reuniões e debates, outras iniciativas da ApexBrasil também têm destaque na edição da COP deste ano, como é o caso do projeto “Startup Showcase”, em colaboração com o Sebrae.

Em exposição na Green Zone, empresas brasileiras têm a oportunidade de apresentar soluções inovadoras nas áreas de educação, saúde, fintech, energia sustentável, agricultura e meio ambiente, além de expandir conexões com outros empreendimentos e, assim, ampliar o impacto no cenário global. 

Além disso, a ApexBrasil coordena mais de 10 painéis ao longo da COP28. Os temas abrangem desde a Transição Energética até o Futuro da Mineração no Brasil, destacando a posição do Brasil no cenário mundial das mudanças climáticas.

A iniciativa busca contribuir para um futuro mais sustentável e reforçar a imagem do Brasil como protagonista nas discussões globais sobre mudanças climáticas.

A agência promove a imagem do país como uma nação comprometida com a manutenção das condições climáticas para a manutenção da vida como a conhecemos, destacando políticas e práticas sustentáveis adotadas por empresas brasileiras. 

“A Apex foi absolutamente fundamental em colocar isso tudo de pé, em uma parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Itamaraty e representantes da sociedade civil do setor privado. Somos gratos ao trabalho da Apex e temos que parabenizar toda a equipe que fez parte desse processo”, pontua Ana Toni, secretária de Mudança do Clima da Secretaria Nacional de Mudanças do Clima e ex-presidente do Conselho de Administração do Greenpeace. 

Mensagem para todo o Brasil

As atividades brasileiras estão sendo transmitidas ao vivo no canal do YouTube da ApexBrasil.

Apex

Site | Instagram

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?