metropoles.com

Como abrir caminho para um processo de luto amoroso e íntegro

O Metrópoles Talks promove, em 17 de outubro, a palestra “A morte é um dia que vale a pena viver” com a médica Ana Claudia Quintana Arantes

Gus Moretta/Unsplash
Fotografia colorida mostrando casal abraçado - Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostrando casal abraçado - Metrópoles - Foto: Gus Moretta/Unsplash

atualizado

Uma verdade deve ser dita: a única coisa absolutamente democrática da vida é a morte. Independente do nível de conhecimento, classe social ou religião, todos vamos morrer. Consequentemente, em algum momento da vida, todos precisaremos lidar com a perda de uma pessoa querida e cada um viverá o luto de uma forma particular, que envolve questões emocionais, psicológicas e até mesmo físicas.

Contudo, a médica, escritora, professora e palestrante Ana Claudia Quintana Arantes ensina que a perspectiva da finitude pode trazer clareza para escolhas, reavivar lembranças e restaurar afetos. Pode abrir caminho, inclusive, para um processo de luto amoroso e íntegro, ainda que haja dor.

Em 17 de outubro no Ulysses Centro de Convenções, em Brasília (DF), na palestra “A morte é um dia que vale a pena viver: novo olhar sobre a finitude da vida”, Ana Claudia esclarece como se pode viver o momento do luto da maneira mais confortável e digna possível. Os ingressos custam a partir de R$ 75 no site da Bilheteria Digital.

Adquira seu ingresso

Assim como Ana Claudia, muitos estudiosos dedicaram as vidas à investigação do luto. A teoria mais conhecida e aceita é o modelo Kübler-Ross, desenvolvido pela psiquiatra Elisabeth Kübler-Ross.

Segundo a teoria, o luto tem cinco fases características: 

  • Negação: a primeira fase é causada por conta do grande impacto das emoções. Geralmente é um mecanismo de defesa da mente, principalmente em casos de morte repentina, quando não há aceitação da realidade. 
  • Raiva: é a etapa de procurar um responsável pela dor. A verdade é que a raiva é uma tentativa de mascarar as emoções, uma etapa de rebeldia que revela a dor de se sentir abandonado pela pessoa que partiu. 
  • Barganha: essa terceira etapa acontece nos casos em que o luto chega antes da morte em si. É conhecida como uma negociação ou acordos internos feitos com divindades e até mesmo o questionamento do que poderia ter sido feito para mudar o ocorrido. 
  • Depressão: quando finalmente a ficha cai, ela vem acompanhada de um sentimento depressivo,  o indivíduo fica mais reflexivo e solitário. O desânimo e o sentimento de vazio pode parecer durar para sempre, mas faz parte do processo de cura. 
  • Aceitação: é a fase de aceitar a realidade. Isso não significa que a pessoa entendeu a situação ou que já está emocionalmente desapegada do ente querido, mas que compreende que essa é a a nova realidade, mesmo que difícil.

As fases do luto estão conectadas e não são necessariamente lineares. A verdade é que o luto não vem com um manual de instruções e acontece de forma diferente em cada pessoa. Por isso, é importante falar sobre o assunto sem tabu, entendendo que faz parte da nossa história.

Ajudando a entender melhor esse momento e como aprender com ele, Ana Claudia Quintana propõe reflexões sobre a jornada da vida sob um ângulo surpreendente.

Adquira seu ingresso

Metrópoles Talks

O Metrópoles também promove em 3 de outubro, a 3ª edição do Metrópoles Talks, que contará com a presença do advogado Samer Agi. O profissional falará sobre os segredos para criar um discurso que conecta a audiência ao orador.

Outros grandes nomes já estiveram presentes no projeto de palestras do Metrópoles. Em agosto, o psicólogo Rossandro Klinjey e a jornalista Daniela Migliari abordaram autoconhecimento e gestão das emoções. Em junho, foi a vez do navegador Amyr Klink promover uma conversa cheia de reflexões sobre a busca pela felicidade em meio às tempestades da vida.

Ana Claudia Quintana Arantes em Brasília

Palestra: “A morte é um dia que vale a pena viver: novo olhar sobre a finitude da vida”

Data e horário: 17 de outubro (quinta-feira), às 20h
Local: Ulysses Centro de Convenções

Onde comprar: Bilheteria Digital

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?