metropoles.com

Amigos da Saúde ressalta importância do cuidado integral à saúde da mulher

Clínicas e hospitais parceiros do projeto oferecem serviços médicos de qualidade e mais de 180 profissionais especializados

atualizado

Compartilhar notícia

Saúde da mulher
1 de 1 Saúde da mulher - Foto: null

Outubro é sinônimo de campanha de conscientização contra o câncer de mama. No entanto, além do importante alerta para a doença, é um mês que ressalta a importância do cuidado integral à saúde da mulher. Com o intuito de levar serviços de saúde de qualidade aliados a protocolos de segurança para pacientes que precisam de acompanhamento médico e consultas de rotina, o projeto Amigos da Saúde reforça a importância dos exames periódicos para prevenção de inúmeras enfermidades para o público feminino.

“(o mês de outubro) É um movimento notório por ser uma estratégia de mobilização social que contribui para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção de cânceres e da relevância do diagnóstico precoce de outras doenças”, explica Geovani de Assis, urologista e diretor técnico do Hospital Urológico de Brasília.

Câncer de Mama

Segundo o Ministério da Saúde, a doença é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo. A patologia corresponde por aproximadamente 28% dos novos casos de tumores em pessoas do sexo feminino. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), uma em cada oito mulheres desenvolverão a enfermidade ao longo da vida.

Os números são preocupantes, no entanto, o autoexame e a mamografia possibilitam um rápido diagnóstico, o que aumenta, significativamente, a chance de cura. Em relação a exames de imagem, o médico Philipe Bronzeado Cavalcanti, da Perfecta Diagnóstico por Imagem, esclarece que os equipamentos utilizados nesse procedimento usam baixas doses de radiação e, quanto a isso, não há motivos para preocupação. O profissional recomenda que a mamografia seja realizada entre o 7º e 14º dia do ciclo, pois nesse período a mama está menos sensível e dolorida.

“O risco associado à exposição radiológica é mínimo, principalmente, quando comparado com o benefício que é a prevenção do câncer de mama. Na clínica, todos os equipamentos radiológicos contam com tecnologia Smart Dose, que reduz em até 40% o nível de radiação durante os exames”

ressalta Philipe Cavalcanti, da Perfecta Diagnóstico por Imagem.

Cavalcanti esclarece que se a doença for diagnosticada em fase inicial, há 95% de chance de cura. “A mamografia é um exame de padrão ouro e insubstituível.  Ele permite identificar pequenas lesões em fase precoce, como nódulos, calcificações e distorções do tecido mamário mesmo antes de serem detectadas na palpação”, explica.

Doenças oculares

O cuidado com a saúde dos olhos é outro fator que o público feminino deve ficar atento. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que as mulheres representam dois terços dos indivíduos cegos no mundo, sendo mais suscetíveis a deficiências visuais. Características biológicas, sociais e culturais são as principais justificativas para a questão. As alterações hormonais também influenciam no surgimento de catarata, olho seco e aumento da pressão intraocular. O excesso e mau uso de make-up pode explicar os altos índices de problemas oculares.

“Rímel, delineador, lápis e sombra, itens que estão em contato direto com os olhos, também podem causar irritações nos olhos, que variam da sensação de ardor, coceira persistente a reações alérgicas, além de conjuntivite e blefarite”, alerta Tarciso Schirmbeck, médico oftalmologista do Visão Hospital de Olhos.

A avaliação oftalmológica, tanto para o diagnóstico, quanto para o tratamento e o controle de complicações oculares é imprescindível

Apesar da alta incidência das doenças oculares, elas podem ser tratadas e, assim como o câncer de mama, quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as possibilidades de cura. Por isso, é fundamental dar a devida atenção aos incômodos e sinais que o corpo manifesta, como dificuldade para enxergar, ardência, coceira, vista embaçada, dores e vermelhidão. Doenças como glaucoma costumam ser silenciosas na fase inicial. Por esse motivo, é fundamental realizar regularmente o acompanhamento com um oftalmologista de confiança.

Infecção urinária

A infecção urinária é mais comum nas mulheres, principalmente, por causa de uma particularidade anatômica: a uretra feminina é mais curta que a masculina. Isso significa que o caminho que as bactérias precisam percorrer até chegar à bexiga é menor e, por consequência, há maiores chances de uma infecção.

Segundo dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 30% das mulheres vão apresentar, em algum momento da vida, infecção urinária leve ou grave. Ainda de acordo com o levantamento, elas têm 50 vezes mais chance de ter o problema do que o homem. Entre os principais sintomas da doença estão: ardência ao urinar, urgência miccional – vai várias vezes ao banheiro fazer xixi, urina avermelhada (com sangue) e dores no “pé da barriga”.

O médico urologista e diretor técnico do Hospital Urológico de Brasília, Geovani de Assis, alerta para a gravidade do problema. Embora muitas pessoas minimizam a questão, ela pode evoluir rapidamente.

“Para evitar complicações sérias, basta começar o tratamento o mais cedo possível. Ao notar qualquer alteração na urina procure um médico. Caso contrário, há risco da infecção avançar pelo organismo de forma abrupta, podendo até levar o paciente a óbito”

pondera.

Saúde vocal

A saúde vocal é tão importante quanto a saúde do organismo. Quando a voz fica rouca, na verdade ela, está emitindo um pedido de socorro. Embora esse seja um problema comum e pouco falado, essa reação do corpo ocorre porque há uma exaustão nas cordas vocais. A rouquidão, em geral, é mais prevalente em alguns grupos, como professores e cantores, assim como também em adultos de meia-idade e mulheres.

Alteração na voz por mais de duas semanas é considerado um sinal de alerta, pois pode ser o acometimento de várias doenças, entre elas o câncer de laringe. As chamadas disfonias – alterações na voz – ainda podem sinalizar problemas gástricos ou até neurológicos. Em alguns casos, o enfraquecimento das cordas vocais é um dos sintomas apresentados nos casos de doença de Parkinson, que enrijece os músculos, incluindo os da laringe.

Embora na maioria dos casos a voz rouca ou cansada não seja um problema grave, em outros ela pode persistir e até acarretar em doenças graves

“A recomendação é não ignorar nenhuma mudança persistente na voz. Qualquer caso de disfonia prolongada precisa passar pela avaliação de um médico otorrinolaringologista. Mulheres acima dos 50 anos devem incluir nas consultas anuais um check-up para avaliar as cordas vocais”, recomenda José Stenio Dias Filho, responsável técnico da OtorrinoDF.

Para mais informações sobre os exames e consultas disponíveis para os cuidados integrais com a saúde da mulher, acesse o site do Amigos da Saúde ou entre em contato direto com as clínicas que fazem parte do projeto.

Hospital Urológico de Brasília

  • Especialidade: Urologia
  • Local: Asa Sul
  • Atendimento 24h para emergências
  • Consultas: segunda a sábado
  • Telefone: (61)3345-9300 /(61)99947-7815
  • Site: https://hubrasilia.com.br/

Perfecta Diagnóstico por Imagem

OtorrinoDF

  • Especialidade: Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia
  • Local: Asa Norte, Asa Sul e Taguatinga/Águas Claras
  • Atendimento de domingo a domingo, inclusive feriados. Telemedicina disponível.
  • Telefone: (61) 3542-2803
  • Whatsapp: (61) 9604-2803
  • Site: https://www.otorrinodf.med.br/

Visão Hospital de Olhos

  • Especialidade: Oftalmologia
  • Local: Asa Norte, Asa Sul, Guará, Taguatinga Norte, Gama, Ceilândia, Planaltina, Samambaia Norte e São Sebastião
  • Emergência de domingo a domingo, Oftalmo Home Care e teleorientação
  • Telefone: (61) 3038-8001
  • Site: https://visaohospitaldeolhos.com.br/

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?