atualizado
“A pandemia transformou muito nosso comportamento dentro dos ambientes. E isso fez com que a gente voltasse a ressignificar o lar. O que trouxe uma transformação positiva. Os profissionais criativos e da construção civil tiveram que voltar para casa, repensar texturas e materiais, focados no emocional das pessoas”, afirmou Simone Turíbio, sócia do escritório Choque Arquitetura e Design, em bate-papo com a jornalista Vanessa Oliveira, do Metrópoles, pelo projeto “Conversas na Varanda”, realizado no ambiente da Só Reparos, na CasaCor 2022.
Confira o encontro na íntegra:
Nesta edição comemorativa de 30 anos, a CasaCor Brasília desafiou os participantes a interpretar o tema do evento “Infinito Particular”. Assim, a mostra buscou instigar a reflexão sobre a necessidade de projetar espaços com elementos pessoais, que contassem a história dos responsáveis por cada projeto.
Dentro dessa proposta, Simone explicou que os pilares compartilhados pela Choque Arquitetura e Design e pela Só Reparos de acolhimento, amizade e família caíram como uma luva no conceito FarmHouse. Ou seja, ambientes com horizontes mais abertos, simples, porém tecnológicos e inteligentes, com espaços mais fluidos, mais amplos e com equilíbrio entre luz natural e artificial. Pegando em cheio a memória afetiva da fazenda, da casa da avó.
“Em nove anos participando, esse ambiente com certeza foi o mais desafiador e incrível que fizemos. E isso só foi possível porque a Só Reparos conta com uma gama de parceiros que contribui para tirar do papel espaços como esse”, ressaltou Alexandre Soares, proprietário da loja Só Reparos.
Entre os parceiros escolhidos, na parte de revestimentos foram selecionados fornecedores com materiais ambientalmente corretos, pois o projeto também foi desenhado com toda uma preocupação sustentável. “Foram utilizados materiais menos nobres como matéria-prima para criar materiais nobres, como madeira e pedras naturais, menos nocivas ao meio ambiente”, explicou Soares.
Inclusive, ele deixou claro que ser ambientalmente correto não é caro, pelo contrário, além de ser um movimento sem volta.
Outra característica do ambiente foi fugir das tradicionais peças retangulares para itens arredondados, simbolizando um abraço, o que traz novamente a ideia de aconchego da proposta.”Preparamos toda uma experiência diferenciada para todos que visitarem nosso espaço na CasaCor”, complementa o proprietário da Só Reparos.