atualizado
As obras do mais novo empreendimento da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), Aldeias do Cerrado, estão a todo vapor. Localizado no Jardim Botânico, o complexo urbanístico é composto por 15 quadras residenciais, com 4.390 unidades destinadas à habitação unifamiliar.
O local recebe, no momento, diversas obras de infraestrutura que atenderão, inicialmente, as quadras residenciais 2 (Residencial dos Jacarandás) e 4 (Residencial das Sucupiras) e a quadra comercial 1, que permitirá a instalação de comércio, prestação de serviços e uso institucional aos futuros moradores.
Cada residencial do Aldeias do Cerrado possuirá ampla área de lazer nas áreas comuns aos moradores. O Residencial dos Jacarandás, por exemplo, o primeiro a ser comercializado pela Terracap, conta com campo de futebol, quadra de tênis, quadra poliesportiva, espaço gourmet, salão de festas, espaço fitness e quiosque com churrasqueira, portaria e estacionamento para visitantes.
Essas instalações já estão sendo construídas no Jacarandás, bem como no Sucupiras. Além disso, obras que garantirão a segurança dos moradores se encontram em curso, como o cercamento com muro em alvenaria em ambas as quadras.
E não para por aqui. A licitação de implantação de drenagem pluvial, juntamente com pavimentação de vias, já foi feita, assim como a licitação para a execução das obras de infraestrutura de energia elétrica. Ambos os casos passam pela etapa de análise de documentação da empresa vendedora.
Somente nessas obras, estão sendo investidos cerca de R$ 56,1 milhões pela Terracap.
O Aldeias
Localizado na região que desponta como grande vetor de expansão do mercado imobiliário do DF, o Aldeias do Cerrado está posicionado estrategicamente a poucos minutos da Ponte JK e do Lago Sul, região que concentra grandes investimentos em obras de mobilidade, como a duplicação da DF-140 e a conclusão do viaduto do balão da ESAF, com investimentos da Terracap, em fase final de conclusão.
O projeto do complexo redefine o conceito de viver bem – equilíbrio perfeito entre conforto, segurança e conexão com a natureza, uma vez que prioriza baixa densidade populacional, ou seja, menos moradores, mais áreas verdes e maior espaço livre, favorecendo ventilação e iluminação naturais em toda a extensão.
A segurança também é uma prioridade no Aldeias. O acesso a cada um dos residenciais será controlado e único. A Terracap entregará o empreendimento com serviços de monitoramento e vigilância. Além disso, o sistema viário foi projetado para proporcionar privacidade e tranquilidade aos moradores, ao mesmo tempo em que oferece acesso rápido às áreas de convivência.
Licitação
As unidades do Residencial dos Jacarandás já começaram a ser comercializadas pela Terracap. Nesse edital, as 16 unidades disponíveis para licitação têm de 420 a 460 m².
As condições de pagamento são: 5% de caução, que vale como entrada, e o restante em até 240 meses. O valor mínimo de lance parte de R$ 301 mil, em alguns imóveis.
A licitação está marcada para o dia 6 de setembro, às 9h. Podem participar do processo licitatório quaisquer pessoas, física ou jurídica. Os interessados devem ficar atentos ao prazo da caução: até dia 5 de setembro.
É importante relembrar os novos juros para aquisição de imóveis divulgados recentemente pela Terracap. As taxas baixaram de 0,4% a.m. para 0,2% a.m. para compra de imóveis residenciais unifamiliares em licitação. Trata-se da menor taxa de juros de financiamento imobiliário do país. A medida vale até o edital de fevereiro de 2025.
Mais informações acerca do Aldeias do Cerrado podem ser obtidas no site do empreendimento. No site, é possível também simular a prestação do terreno.