atualizado
Viver em sociedade é uma constante na história da humanidade. Até mesmo nas civilizações mais antigas, há relatos sobre a união de pessoas para construir um padrão sociocultural, normas e dividir tarefas que promovessem o crescimento de todos.
No contexto atual, essa organização está presente na ordem jurídica. Os advogados se tornaram aqueles que asseguram o bem-estar da comunidade. Logo, como papel social, os profissionais de Direito, no exercício da advocacia, zelam pelos direitos e deveres dos cidadãos e, assim, participam de forma ativa da construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Também é uma ocupação que abre espaço para contribuições sociais que vão além de escritórios e processos. O advogado Amario Cassimiro da Silva, por exemplo, inspira colegas de profissão com ética de trabalho, conquistas na advocacia e, acima de tudo, projetos sociais.
Desde 1984, quando abriu o escritório de advocacia que leva o nome dele em Brasília, Amario Cassimiro da Silva adquiriu relevância em âmbito nacional. Essa conquista veio pelo compromisso de empenhar-se a oferecer um trabalho com honestidade e profissionalismo aos clientes.
“Como advogados, temos que pensar no ser humano, não enganar as pessoas e fazer o melhor para o meu semelhante. Foi com esse comportamento que eu me descobri no Direito.”
Dr. Amario Cassimiro da Silva, advogado
Um exemplo desse comportamento do advogado se dá logo nas primeiras conversas. “Se o cliente não tem direito na ação, eu já falo com ele. Eu só dou continuidade caso eu entenda que ele tenha condições”, explica.
Atualmente, o escritório na capital federal e a filial em São Paulo – inaugurada em 1998 – fazem trabalhos em todo o Brasil para auditores, sindicatos, juízes federais e associação de juízes. São cerca de 20 mil clientes e muitos deles chegam por indicação de amigos ou colegas.
Desafios que mudam a vida
O começo não foi fácil. Cassimiro chegou a Brasília aos 18 anos, após deixar Turiúba, no interior de São Paulo. Veio para prestar um concurso público e passou de primeira. Mas, sentiu vontade de se qualificar nos estudos, o que sempre foi incentivado pela família.
Iniciou um curso de Educação Física e não finalizou. Com muita aptidão para Sociologia, Filosofia e Psicologia, cursou Pedagogia por três semestres. Deixou a faculdade quando uma amiga o motivou a estudar Direito.
“Eu cursei Direito achando que não ia ganhar dinheiro de jeito nenhum. Mas, era uma matéria que eu gostava e estava dentro do que eu queria”, conta. Para concluir a graduação, precisou de empréstimos e financiamentos e, inclusive, vendeu casa, carro e linha telefônica. “Me formei e peguei o canudo. Porém, minha casa estava destruída.”
Vitórias
Foi nesse cenário que a carreira dele decolou. “Eu peguei uma ação que todo advogado tem vontade de pegar. Foi um inventário de um prédio na principal avenida de Brasília e outro em Sobradinho. Ganhei dinheiro que dava para comprar um apartamento dos grandes em Brasília. Muitos advogados davam a vida para conseguir uma ação dessas, e eu consegui em seis meses”, afirma.
Graduado em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal, o currículo dele ainda conta com uma pós-graduação em Ciências Políticas, no Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) e cursos de Poder de controle e Poder legislativo no projeto Rondon, que é uma ação coordenada pelo Ministério da Defesa para buscar soluções que contribuam para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade.
“Eu estava preparado, na hora certa e no momento certo. E foi naquele momento que começou essa vida na advocacia.”
Dr. Amario Cassimiro da Silva, advogado
Retorno para a sociedade
Com tantas conquistas na vida profissional, Amario Cassimiro se preocupa em retribuir para a sociedade. As doações e ações sociais, na visão dele, é uma maneira de devolver para “Deus o que é Dele”. “Tudo é de Deus”, pontua.
O advogado é integrante do grupo Rotary, onde criou o projeto Reflorestando o Brasil. A ação promove o reflorestamento de várias regiões brasileiras, em parceria com a Coordenadoria Nacional das Entidades de Senhoras de Rotarianos (CNESR) e as Casas da Amizade e Associações de Senhoras de Rotarianos.
Além disso, criou o Núcleo do AM Confort Hotel, um projeto social que atende 60 crianças na cidade onde cresceu, Gastão Vidigal, em São Paulo. O propósito é incentivar a cultura com aulas de canto, piano, flauta, poesia, entre outras atividades. O hotel foi reconhecido com o Selo Responsabilidade Social pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação (ANCEC) em 2019.
Contudo, uma das ações mais marcantes para ele foi um concurso para uma bolsa de estudos em uma faculdade. O vencedor foi um aluno que, na época, estava no segundo ano do Ensino Médio. Assim que se formou, conversou com o advogado sobre o incentivo financeiro, já que foi aprovado em Física na Universidade de São Paulo.
“Aquilo me deu uma alergia muito grande. Como era um curso gratuito, eu forneci auxílio financeiro para ele durante cinco anos. Certa vez, a mãe dele me mandou uma mensagem agradecendo e contando que o filho conseguiu um intercâmbio em Viena, na Áustria”, lembra, emocionado.
Dr. Amario Cassimiro da Silva
Direito em Foco
O Direito em Foco é um programa produzido pela TV Notícias e tem por objetivo apresentar personalidades que se destacam nos respectivos setores de atuação.