metropoles.com

Ações para mitigar, reparar e compensar Maceió completam 5 anos

Braskem já pagou 98% das indenizações aos cidadãos, além de implementar diversas ações e programas na capital alagoana

Philipe Medeiros
Foto colorida de três pessoas sentadas em redor de uma mesa - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de três pessoas sentadas em redor de uma mesa - Metrópoles - Foto: Philipe Medeiros

atualizado

Nos últimos cinco anos, a Braskem atuou em diversas frentes e programas em Maceió, capital do estado de Alagoas. Por conta de cinco acordos principais assinados com autoridades e o Poder Público, a empresa desenvolveu um plano de ação abrangente para mitigar, compensar e reparar os danos causados pela subsidência do solo nos bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol.

Um desses programas envolve a compensação financeira para as famílias afetadas e a realocação preventiva dos moradores. Além do monitoramento e recuperação ambiental das regiões impactadas. Também há iniciativas de suporte psicológico, preservação da cultura e da memória e até mesmo cursos profissionalizantes. 

Foto colorida de 3 homens colocando um colchão no caminhão - Metrópoles
O programa de realocação preventiva já desocupou 100% da área de risco definida pela Defesa Civil em 2020

O Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação (PCF), criado em 2019, tem hoje 99,9% das propostas de indenização apresentadas. A iniciativa foi um instrumento essencial para promover a segurança aos moradores e comerciantes dos bairros de Bebedouro, Bom Parto, Pinheiro, Mutange e Farol.

Moradora de Bebedouro, Claudilene Eufrásio da Silva precisou ser realocada e foi morar em Petrópolis, região metropolitana localizada a 4,5 quilômetros de distância do antigo endereço. “O apoio prestado nos proporcionou mais qualidade de vida, e minha filha conseguiu reinstalar e aprimorar seu estúdio de maquiagem”, afirmou Claudilene. 

Até outubro deste ano, 98% das indenizações já foram pagas aos cidadãos que residiam nas áreas de desocupação definidas em 2020 pela Defesa Civil, o que corresponde a R$ 4,3 bilhões. 

A flexibilidade na documentação necessária acelerou a apresentação de propostas a moradores e comerciantes. O objetivo era garantir que os atendidos pelo programa fossem indenizados no menor tempo possível.

Assim, a equipe do PCF acelerou a avaliação dos pedidos de reanálise e trabalhou para ajudar os moradores que não conseguiram apresentar toda a documentação necessária.

No valor da indenização foram consideradas as benfeitorias do imóvel, localização, área construída e tamanho do terreno, além dos danos morais.

Apoio psicológico e social contínuo

O suporte oferecido pelo PCF não se limitou à compensação financeira. Um dos pilares do programa é o atendimento psicológico gratuito. As famílias continuam a ter acesso a esse serviço mesmo após o recebimento das indenizações.

“A Casa de Apoio Psicológico (CAP) é um importante recurso psicossocial com foco no acolhimento e avaliação da saúde mental dos moradores impactados pela subsidência”, ressalta Marcilene Dutra, psicóloga e coordenadora técnica responsável pela CAP. “Atuamos por meio da escuta psicológica ativa, com sessões terapêuticas individuais e semanais ilimitadas.”

Programa de Apoio aos Animais 

Para garantir a segurança dos pets das famílias que foram realocadas, o PCF também criou o Programa de Apoio aos Animais.

Foto colorida de um atendimento veterinário. Na imagem três pessoas em pé em volta de uma mesa onde se encontra um cachorro deitado - Metrópoles
Programa já atendeu 8 mil animais com vacinas, castração e tratamento veterinário

A iniciativa proporcionou o transporte e hospedagem temporária para os animais durante as mudanças dos moradores, além de garantir vacinas, castração e tratamento veterinário.

O programa contabiliza: 

  • 8 mil animais atendidos 
  • 5,1 mil castrações
  • 9,3 mil vacinas aplicadas
  • 7,2 mil famílias conscientizadas sobre guarda responsável

Pensado para cuidar dos pets de estimação das famílias em processo de realocação, o programa ampliou o escopo de atuação e passou a atender animais que foram abandonados nas áreas desocupadas.

Com o fim da desocupação, o foco agora passa a ser o acolhimento temporário de cães e gatos que aguardam um novo lar.

Desde junho de 2021, o programa conta com um canal de adoção on-line, o @focinhoresponsavel, no Instagram. O canal já viabilizou mais de 970 adoções.

O Programa de Apoio aos Animais é uma parceria entre Braskem, Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes).  

Essas medidas fazem parte do conjunto de ações e programas criados e executados ao longo dos últimos cinco anos para reparar, mitigar e compensar os efeitos da subsidência do solo em Maceió. As iniciativas constam nos acordos firmados entre a Braskem e as autoridades.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?