atualizado
Com a rápida evolução da Inteligência Artificial (IA), estima-se que seu impacto na nossa vida cotidiana será cada vez maior. A escola do amanhã precisa estar antenada a essa nova realidade, não apenas focando em habilidades e conhecimentos para o mercado de trabalho, mas também para a vida e para a construção de uma sociedade global, ética, justa, democrática e inclusiva.
A IA tem um forte potencial de transformação da educação.
Um bom exemplo é o Chat GPT, um tipo de chatbot que consegue replicar a escrita humana e que usa algoritmos para compilar as melhores respostas possíveis para uma pergunta, desde resolver equações matemáticas, traduzir entre idiomas e criar resumos de textos, até escrever trabalhos complexos de faculdade e códigos de programação.
A escola do amanhã, que na verdade é a escola de hoje, deve preparar o estudante a prosperar nesse contexto de transformações aceleradas.
Até o dia 31 de janeiro, leitores do portal Metrópoles têm 15% de desconto nas novas matrículas para o ano letivo de 2023 acessando o link.
Uma escola inovadora segue uma abordagem centrada no estudante, adota metodologias ativas, estimula a criatividade, promovendo oportunidades para explorar e experimentar novos conceitos e ideias, fomenta a colaboração e o trabalho em equipe, para que uns aprendam com os outros e desenvolvam habilidades sociais e de liderança.
Na ONE School, entendemos que uma ferramenta essencial necessária para esse mundo global em transformação, onde a IA já é realidade, é a investigação, que promove o desenvolvimento do pensamento crítico, contribuindo para a resolução de problemas.
No centro do processo de investigação está a curiosidade que, junto com a observação e a habilidade de formular perguntas, estimula os estudantes a estarem mais ativos e engajados em seus processos de aprendizagem e a questionarem o que os rodeia.
Vale ressaltar que tão importante quanto a construção de uma escola assim, do amanhã, é o olhar cuidadoso para cada criança. Nosso desejo é que a escola seja sempre um espaço saltitante, vivo, alegre, assim como a criança é por natureza hoje e continuará a ser amanhã!
Até o dia 31 de janeiro, leitores do portal Metrópoles têm 15% de desconto nas novas matrículas para o ano letivo de 2023 acessando o link.
Denise De Felice é diretora Pedagógica da ONE School, a escola bilíngue da Casa Thomas Jefferson. Ela é Mestre em Linguística Aplicada pela UnB. Seu principal campo de estudo envolve as Neurociências e a Aprendizagem.