atualizado
Se uma de suas resoluções de Ano Novo foi ter maior planejamento financeiro e não rolou de tirar o plano do papel no primeiro semestre, ainda dá tempo de colocar em prática! Neste episódio da websérie Comece Investindo, o financista Fabrizio Gueratto, do canal 1 Bilhao Educacao Financeira, dá seis dicas certeiras para criar um planejamento financeiro mesmo com um pequeno salário. Confira:
1ª – Acompanhe sua movimentação financeira
Isso não significa checar o extrato do cartão uma vez por semana ou ao mês. É importante ficar atento diariamente a toda movimentação da conta e colocar um freio, se estiver gastando demais.
2ª – Crie uma planilha de controle financeiro
Não precisa ser uma planilha super elaborada. Pode ser algo bem simples. Mas é importante ter um indicativo dos gastos fixos (os gastos de todos os meses, como aluguel, alimentação, transporte); gastos variáveis (aqueles gastos que nem sempre são feitos, mas que consumem boa parte da renda) e por fim, a fonte de receita (quanto é o salário recebido ou outras fontes).
Uma dica importante sobre os gastos fixos: tente economizar sempre que possível.
3ª – Saiba onde investir seu dinheiro
Se você ainda deixa o seu dinheiro na poupança saiba que você é uma pessoa preguiçosa, pois é só pesquisar no Google “investimentos melhores que a poupança” e ali aparecerá centenas de investimentos tão simples e seguros que a poupança e, melhor ainda, que rendem mais.
4ª – Não tenha uma única fonte de renda e fique atento aos “gastos de cupim”
O que é importante saber sobre os “gastos de cupim”. São aqueles gastos feitos dia sim, dia não, como o sorvete, o café depois do almoço, a pizza no happy hour, a viagem, a blusa nova, a compra on-line por impulso. Aos poucos isso consome o patrimônio e a pessoa nem percebe.
5ª – Veja a execução do seu plano financeiro
Então você conseguiu fazer seu planejamento financeiro. Isso é ótimo! Mas agora vem a parte prática: acompanhar se o planejamento está sendo seguido de maneira inteligente.
6ª – Fique de olho nas suas companhias
Essa dica é a “cereja do bolo”. Ande com quem é um exemplo para você. Se você é um endividado, talvez não seja inteligente andar com endividados e sim com quem tem inteligência financeira. Se você é desorganizado com as finanças, busque a companhia de quem tem um olhar prático para o assunto e faz planos financeiros.
A websérie Comece Investindo é oferecida pelo Banco de Brasília.