atualizado
O uso dos serviços bancários pela internet tem aumentado a cada dia, substituindo a necessidade de se procurar uma agência física para fazer as transações. Canais de atendimento on-line já abarcam mais da metade das operações das instituições financeiras do Brasil, conforme levantamento das próprias empresas. A expectativa do setor é de que esse tipo de acesso remoto cresça à medida em que os usuários atestam a segurança e praticidade dos aplicativos para celular e dos pontos virtuais de atendimento.
No Distrito Federal, o Banco de Brasília (BRB) espera, até o fim de 2019, aumento de 20% das transações de seus usuários por meio do BRB Mobile e do BRB Banknet. A instituição estimula os clientes a buscarem os serviços digitais – que acabam por entregar cada vez mais conforto e agilidade em uma série de serviços bancários. Além disso, oferece aproximadamente 23 mil pontos de atendimento em caixas 24 horas distribuídos pelo país, tanto para os correntistas quanto para quem tem conta-poupança ou salário.
Veja abaixo cinco motivos para usar os serviços on-line:
Comodidade
Com o celular pessoal, o usuário pode consultar o saldo da conta-corrente e, mesmo assim, não demorar para responder um amigo nas redes sociais, ou fazer transferências entre contas sem interromper a música de fundo. Para operações como o saque de dinheiro, existem os caixas eletrônicos espalhados pela cidade, que, na maioria das vezes, economizam um trajeto mais longo.
Economia
Por meio dos aplicativos, checar saldos e extratos não exige mais a análise de papelotes enormes. Os números estão disponíveis virtualmente, o que facilita a conferência dos valores e o armazenamento da informação. Como bônus, a consulta é de graça e ilimitada, diferentemente da versão impressa. Além de operações básicas, os bancos ainda oferecem acesso a kit de serviços, um meio customizado de ter acesso a diversos benefícios em movimentações financeiras.
Segurança
Os sistemas de segurança das instituições financeiras seguem padrões certificados, com validação por meio de um token, código e senha da conta bancária, como medida de proteção. Com o aplicativo, que pode ser baixado nas lojas Apple Store e Play Store, é possível movimentar contas vinculadas a um mesmo cadastro de pessoa física (CPF).
Disponibilidade
Mesmo com a existência de grandes redes de agências e caixas eletrônicos, é mais prático se valer dos pontos remotos. Muitas vezes, eles dispensam a necessidade de encontrar uma unidade e resolvem a vida do cliente com maior agilidade. Os aplicativos estão disponíveis 24 horas por dia, ampliando consideravelmente a possibilidade de se fazer diversas operações fora do horário bancário das agências físicas.
Agilidade
Outra grande vantagem dos aplicativos é a economia de tempo que gera às pessoas. Com o celular em mãos, o cliente não precisa se locomover a uma agência, retirar a senha e esperar na fila até ser atendido. Com os apps, a maioria das demandas é resolvida em questão de segundos.