atualizado
Amyr Klink estará em Brasília para compartilhar seus ensinamentos de vida na palestra intitulada “Oceano da Vida: encontrando a felicidade e a paz em meio às tempestades”. O evento será aberto ao público e ocorrerá no dia 27 de junho (quinta-feira), às 19h30, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Palestrante há 38 anos, Klink já realizou mais de 3,2 mil eventos em 16 países.
Conheça cinco curiosidades incríveis sobre o navegador, que é considerado um dos mais respeitados exploradores do mundo:
Experiências incomuns
Em uma entrevista dada à revista Istoé, em 2023, Amyr Klink confirmou que tem um fraco por viagens diferentes desde muito jovem.
“Desde moleque eu sempre fiz viagens um pouco incomuns. Fui parar no Líbano, depois fui para a Escandinávia sem dinheiro. Uma vez entrei num caminhão e fui parar em Belém, fiz toda a Belém-Brasília com colegas de escola. Fomos parar em Manaus, aí o barco naufragou, ficamos duas semanas parados no rio Madeira, entrávamos em bares onde os pistoleiros deixavam as armas todas em cima de uma mesa no canto. Nas segundas-feiras, sempre tinha uma história engraçada para contar”, compartilhou.
Viagens por meio dos livros
O navegador já falou que seu encantamento pela leitura e escrita é algo antigo. Em uma entrevista dada à revista Istoé, Klink revelou que tem uma grande casa com poucos móveis e muitos livros. Que as obras tomam conta de todas as paredes da residência. “Eu descobri o mar através dos livros. Desde pequeno, fui influenciado pelos meus pais, gostava de ler. Mas, quando escrevi Cem Dias entre Céu e Mar, não tinha experiência de escrever textos muitos longos. Estudei literatura francesa por cinco anos e fui reprovado duas vezes. Então enchi o saco dos clássicos franceses, peguei bode. Mas era amigo da Cora, gerente da Livraria Francesa, no centro de São Paulo. E essa mulher me apresentou uma coleção francesa de relatos de aventuras marítimas. Todos impressionantemente bem escritos. Collection Mer et Aventure, deve ter mais de 200 títulos. Eu li todos”, contou.
Elo entre Klink e Thomas Mann
A cidade em que Amyr conheceu o mar, Paraty, é uma grande referência. Em entrevista dada à TV Rio Sul, o explorador disse que o casarão Ilha da Bixiga, localizado na cidade, foi comprado por seu pai, na década de 50. O imóvel, que data de 1700, foi totalmente reformado pelo navegador e é cercado de história. O casarão chegou a pertencer a Júlia da Silva Bruhns Mann, mãe de Thomas Mann, autor alemão do livro “A Montanha Mágica” e ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1929.
100 dias sozinho no mar
No livro Cem dias entre céu e mar, o explorador relatou com detalhes a travessia de 3.500 milhas (cerca de 6500 quilômetros) desde o porto de Lüderitz, no Sul da África, até a praia da Espera, no litoral da Bahia, a bordo de um barco a remo. A aventura cheia de desafios ao lado dos peixes foi marcada pelos preparativos e também pelas conversas com gaivotas e tubarões, além do encontro com várias baleias.
“Uma viagem de barco ensina muita coisa. Você aprende a viver com o pouco que a natureza oferece. Quando você aceita esse pouco, ele traz muita alegria”, diz Amyr Klink.
Volta ao mundo
Já no livro Mar sem Fim, lançado em abril de 2000, Klink relata sua primeira volta ao mundo, que ocorreu na fronteira entre as águas frias do Norte e as águas geladas da Antártica. Uma região conhecida por ter os mares mais perigosos do planeta. Amyr foi o primeiro homem a realizar o percurso navegando sozinho no veleiro Paratii. Ao longo de 141 dias, ele enfrentou um mar temperamental – às vezes, extremamente violento –, com períodos de nenhuma visibilidade, muito gelo, vento forte, e o tempo todo submetido a uma rotina que não permitia mais do que cinco horas de sono não contínuo por dia. Ao todo, foram 18 mil milhas navegadas com muitos sustos, como quando ele quase bate o veleiro Paratii em um gigantesco iceberg. Durante a viagem, Amyr também passou o Réveillon em meio a uma tempestade horrorosa e sem fim.
Metrópoles Talks
O Metrópoles realiza a 1ª edição do Metrópoles Talks com uma palestra cheia de reflexões sobre a jornada da vida com o célebre navegador Amyr Klink.
O evento “Oceano da Vida: encontrando a felicidade e a paz em meio às tempestades” será realizado em 27 de junho (quinta-feira), às 19h30, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Sala Planalto).
Os ingressos estão disponíveis para venda no site Bilheteria Digital e custam a partir de R$ 70.
Amyr Klink em Brasília
Palestra: “Oceano da Vida: encontrando a felicidade e a paz em meio às tempestades”
Data e horário: 27 de junho (quinta-feira), às 19h30
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Sala Planalto)
Onde comprar: Bilheteria Digital