atualizado
O Brasil é um país plural pela diversidade cultural encontrada em cada canto desse imenso território. Tanta mistura oferece uma rica produção artesanal, e conhecer parte desses trabalhos feitos à mão será uma realidade para os brasilienses de 27 a 31 de outubro no 14° Salão do Artesanato. Promovido pela Rome Eventos, o maior evento do ramo no Centro-Oeste reunirá cerca de 500 artesãos de todas as unidades da federação. Com entrada gratuita, a mostra ficará aberta das 10h às 22h na Arena de Eventos do Pátio Brasil Shopping.
Com o tema “Raízes Brasileiras”, a primeira edição desde o início da pandemia de Covid-19 selecionou artesãos regionalmente por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Além da oportunidade de expor os produtos, os profissionais mais reconhecidos estarão em um espaço de prestígio: a Praça dos Mestres, onde criarão ao vivo as peças e explicarão aos visitantes todo o processo de trabalho.
Os portais do espaço da feira serão de responsabilidade do arquiteto Humberto Macedo, que apresenta um projeto associando a produção arquitetônica aos produtos artesanais de diversos ofícios.
“Desde março, estamos impedidos de trabalhar e o Salão do Artesanato envolve toda uma cadeia produtiva, que gera muitos empregos. Será também a primeira feira nacional a ser realizada já com uma grande parcela da população vacinada e com mais tranquilidade para frequentar o local. Estamos cumprindo todas as medidas sanitárias de enfrentamento à pandemia, como o uso obrigatório de máscara, distanciamento social e álcool em gel.”
Leda Ramos, diretora executiva da Rome Eventos
Segundo a diretora executiva, o evento ainda contará com uma apresentação de artesanato com mais de 20 expositores só do Distrito Federal apoiados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do DF (Sebrae/DF). Muitos desses artesãos estarão representando cooperativas e associações. “Podemos dizer que estamos gerando venda para mais de 1000 artesãos do país, número bastante significativo. Nossa expectativa é muito boa e esperamos que o público do DF venha prestigiar esses artistas”, convida.
Para a presidente da Federação dos Artesãos do Espírito Santo e da Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil (Conart), Maria das Graças Reis, o sentimento é de alegria. “Isso reforça mais uma vez o compromisso com a categoria, além de que será um prazer para nós”, ressalta a capixaba, que trabalha com Batik, espécie de técnica de tingimento em tecido advindo da Indonésia, e atua há quarenta anos na área.
Entre os artistas selecionados, a alagoana Vânia Oliveira, 64 anos, tem 40 de artesanato e se inspira na cultura popular. “Faço chapéu de guerreiro, bumba meu boi e diversos outros tipos de trabalhos. Depois de todo esse tempo sem os eventos, estou feliz demais em retornar a esse convívio e divulgar meu artesanato”, conta. Foi para aumentar a renda familiar que Vânia se descobriu artesã. “Desde esse dia eu não parei mais, amo o que eu faço. Através do meu trabalho descobri que consigo colocar todos os meus sentimentos e amor pela cultura na minha arte”, explica.
Rodada de negócios
A novidade para esta edição é que, pela, primeira vez, a Rome apoiada pelo Programa de Artesanato Brasileiro, promoverá rodadas de negócios em todos os dias para aproximar o artesão do mercado nacional e internacional. Os encontros serão presenciais, mas também será permitida que a negociação seja feita virtualmente, desde que agendada previamente no link que será disponibilizado para as inscrições.
Com a finalidade de potencializar ainda mais a divulgação dos produtos, a Rome oferecerá para os artesãos a Plataforma do Salão do Artesanato Virtual, um ambiente digital para expor os itens dos participantes aos possíveis compradores. Na ferramenta será possível ver fotos e um pouco da história de produção. Após o evento, a plataforma permanecerá on-line por tempo indeterminado.
Meio acadêmico
Durante a mostra, estudantes dos 3° e 4° semestres do Centro Universitário Iesb colocarão a mão na massa. Eles apoiarão a montagem dos ambientes do salão desenvolvendo soluções de design para aproximar o ensino formal dos saberes tradicionais do artesanato.
A mostra
O evento trabalha com o conceito da sustentabilidade. Dessa forma, promoverá a coleta seletiva de resíduos e todo o lixo reciclável será doado para cooperativas. Além disso, foram selecionados expositores que comercializam produtos que utilizam como matéria-prima materiais reciclados.
14° Salão do Artesanato
Local: Arena de Eventos do Pátio Brasil Shopping (SCS Quadra 7, Bloco A – Asa Sul)
Data: 27 a 31 de outubro de 2021
Horário: das 10h às 22h
Informações: (61) 3345-0011
Rede social: Instagram
Entrada gratuita