metropoles.com

14° Salão do Artesanato reunirá no DF 500 artistas de todo o país

Novidades nesta edição, rodada de negócios visará a aproximar o artesão do mercado e plataforma on-line facilitará a venda de produtos

Divulgação
14° Salão do Artesanato reunirá no DF 500 artistas de todo o país
1 de 1 14° Salão do Artesanato reunirá no DF 500 artistas de todo o país - Foto: Divulgação

atualizado

O Brasil é um país plural pela diversidade cultural encontrada em cada canto desse imenso território. Tanta mistura oferece uma rica produção artesanal, e conhecer parte desses trabalhos feitos à mão será uma realidade para os brasilienses de 27 a 31 de outubro no 14° Salão do Artesanato. Promovido pela Rome Eventos, o maior evento do ramo no Centro-Oeste reunirá cerca de 500 artesãos de todas as unidades da federação. Com entrada gratuita, a mostra ficará aberta das 10h às 22h na Arena de Eventos do Pátio Brasil Shopping.

Com o tema “Raízes Brasileiras”, a primeira edição desde o início da pandemia de Covid-19 selecionou artesãos regionalmente por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Além da oportunidade de expor os produtos, os profissionais mais reconhecidos estarão em um espaço de prestígio: a Praça dos Mestres, onde criarão ao vivo as peças e explicarão aos visitantes todo o processo de trabalho.

Os portais do espaço da feira serão de responsabilidade do arquiteto Humberto Macedo, que apresenta um projeto associando a produção arquitetônica aos produtos artesanais de diversos ofícios.

“Desde março, estamos impedidos de trabalhar e o Salão do Artesanato envolve toda uma cadeia produtiva, que gera muitos empregos. Será também a primeira feira nacional a ser realizada já com uma grande parcela da população vacinada e com mais tranquilidade para frequentar o local. Estamos cumprindo todas as medidas sanitárias de enfrentamento à pandemia, como o uso obrigatório de máscara, distanciamento social e álcool em gel.”

Leda Ramos, diretora executiva da Rome Eventos

Segundo a diretora executiva, o evento ainda contará com uma apresentação de artesanato com mais de 20 expositores só do Distrito Federal apoiados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do DF (Sebrae/DF). Muitos desses artesãos estarão representando cooperativas e associações. “Podemos dizer que estamos gerando venda para mais de 1000 artesãos do país, número bastante significativo. Nossa expectativa é muito boa e esperamos que o público do DF venha prestigiar esses artistas”, convida.

Para a presidente da Federação dos Artesãos do Espírito Santo e da Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil (Conart), Maria das Graças Reis, o sentimento é de alegria. “Isso reforça mais uma vez o compromisso com a categoria, além de que será um prazer para nós”, ressalta a capixaba, que trabalha com Batik, espécie de técnica de tingimento em tecido advindo da Indonésia, e atua há quarenta anos na área.

Entre os artistas selecionados, a alagoana Vânia Oliveira, 64 anos, tem 40 de artesanato e se inspira na cultura popular. “Faço chapéu de guerreiro, bumba meu boi e diversos outros tipos de trabalhos. Depois de todo esse tempo sem os eventos, estou feliz demais em retornar a esse convívio e divulgar meu artesanato”, conta. Foi para aumentar a renda familiar que Vânia se descobriu artesã. “Desde esse dia eu não parei mais, amo o que eu faço. Através do meu trabalho descobri que consigo colocar todos os meus sentimentos e amor pela cultura na minha arte”, explica.

Artesã de Alagoas, Vânia Oliveira participará do 14° Salão do Artesanato

Rodada de negócios

A novidade para esta edição é que, pela, primeira vez, a Rome apoiada pelo Programa de Artesanato Brasileiro, promoverá rodadas de negócios em todos os dias para aproximar o artesão do mercado nacional e internacional. Os encontros serão presenciais, mas também será permitida que a negociação seja feita virtualmente, desde que agendada previamente no link que será disponibilizado para as inscrições. 

Com a finalidade de potencializar ainda mais a divulgação dos produtos, a Rome oferecerá para os artesãos a Plataforma do Salão do Artesanato Virtual, um ambiente digital para expor os itens dos participantes aos possíveis compradores. Na ferramenta será possível ver fotos e um pouco da história de produção. Após o evento, a plataforma permanecerá on-line por tempo indeterminado.

Meio acadêmico

Durante a mostra, estudantes dos 3° e 4° semestres do Centro Universitário Iesb colocarão a mão na massa. Eles apoiarão a montagem dos ambientes do salão desenvolvendo soluções de design para aproximar o ensino formal dos saberes tradicionais do artesanato.

8 imagens
1 de 8

Divulgação
2 de 8

Divulgação
3 de 8

Divulgação
4 de 8

Divulgação
5 de 8

Divulgação
6 de 8

Divulgação
7 de 8

Divulgação
8 de 8

Divulgação

A mostra

O evento trabalha com o conceito da sustentabilidade. Dessa forma, promoverá a coleta seletiva de resíduos e todo o lixo reciclável será doado para cooperativas. Além disso, foram selecionados expositores que comercializam produtos que utilizam como matéria-prima materiais reciclados. 

14° Salão do Artesanato

Local: Arena de Eventos do Pátio Brasil Shopping (SCS Quadra 7, Bloco A – Asa Sul)
Data:  27 a 31 de outubro de 2021
Horário: das 10h às 22h
Informações: (61) 3345-0011
Rede social: Instagram
Entrada gratuita

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?