metropoles.com

Vaza lista com distribuição das vagas para o concurso da CLDF

Câmara Legislativa confirma vazamento de informações antes mesmo da publicação do edital e estuda abrir sindicância para apurar o caso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Giovanna Bembom/Metrópoles
Brasília(DF), 09/02/2017 – CLDF. Foto: Giovanna Bembom/Metrópo
1 de 1 Brasília(DF), 09/02/2017 – CLDF. Foto: Giovanna Bembom/Metrópo - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

O aguardado concurso público da Câmara Legislativa nem teve o edital lançado e já causa constrangimentos ao órgão. Desde 2 de junho, quando a seleção foi confirmada para o segundo semestre deste ano, candidatos de todo o país aguardam a publicação do documento. Mas na terça-feira (4/7), menos de uma semana após a Casa revelar que a organizadora do certame seria a Fundação Carlos Chagas (FCC), a lista com a distribuição dos cargos vazou. Agora, a CLDF estuda a abertura de uma sindicância para apurar o caso.

Ao Metrópoles, tanto a chefia de gabinete da presidência — que comanda o processo seletivo — quanto a secretaria-geral da Câmara Legislativa admitiram o vazamento. “A lista divulgada havia sido fornecida às bancas como elemento para embasar as propostas de cada uma [que disputou o contrato]. Assim, não temos como saber se foi um servidor da CLDF que divulgou as informações ou se elas foram fornecidas pelas instituições”, disse, por meio de nota, a secretaria-geral.

A lista, que começou a circular em grupos de WhatsApp e no Facebook, chegou aos cursinhos do Distrito Federal, que já preparam aulas específicas levando em conta a distribuição das vagas. E há uma surpresa: em vez das 86 anunciadas anteriormente, o número caiu para 85.

O cargo com mais oportunidades é o de técnico legislativo, que exige apenas nível médio: são 20 chances, sendo cinco reservadas a pessoas com necessidades especiais (PNEs). Em seguida, vem consultor legislativo, na especialidade “Constituição e Justiça”, com cinco postos, sendo um para PNE; administrador e contador, com quatro cada. Nestes casos, há exigência de curso superior completo.

Veja como está a distribuição dos cargos para o concurso da CLDF 2017:

5 imagens
1 de 5

2 de 5

3 de 5

4 de 5

5 de 5

O contrato com a FCC será assinado até o fim de julho. Depois, a fundação terá 15 dias úteis para elaborar e lançar o edital. Até lá, ressalta a Câmara Legislativa, pode haver mudanças. “As vagas só serão consolidadas após a assinatura do contrato com a Fundação Carlos Chagas”, informou o órgão ao Metrópoles.

Burburinho entre os concurseiros
Um dos primeiros a divulgar as informações foi Leo Van Holthe, professor de direito em cursinhos preparatórios para concursos. Ele contou que viu as informações circulando em grupos de WhatsApp e nas redes sociais, além de outros sites que também são voltados para seleções públicas.

“Colegas e alunos enviaram a lista e disseram que a imagem teria sido passada por um servidor da Câmara Legislativa. Como percebi que muitas pessoas já tinham acesso a essas informações, juntei tudo e as divulguei”, afirmou Van Holthe à reportagem.

Ex-funcionário comissionado da CLDF, Van Holthe nega que tenha recebido informações privilegiadas. O professor foi assessor da liderança de governo na gestão Agnelo Queiroz (PT) e afirma que não mantém contato com servidores da atual legislatura.

Críticas
Embora a CLDF assegure que a lisura do processo não será comprometida, o vazamento despertou desconfiança em pessoas ligadas ao mundo dos concursos público. Willians de Oliveira Costa, que coordena o curso preparatório Espaço Campus da Asa Sul, diz que a situação causou desconforto.

Trato esse vazamento de forma distinta. A princípio, não mancha a banca, porque a FCC nem assinou o contrato ainda. Mas atinge a imagem da Câmara, pois provavelmente foi alguém de lá que divulgou esses dados. Fica a desconfiança sobre o sigilo do processo, de fato.

Willians de Oliveira Costa, coordenador do cursinho Espaço Campus da Asa Sul
4 imagens
Em 17 de maio, a Comissão de Educação, Saúde e Cultura (Cesc) da Câmara Legislativa rejeitou o projeto de lei. Por ter recebido parecer favorável em outras três comissões da CLDF, a proposta seguiu tramitando até ser decidida em plenário
1 de 4

Quadro com vagas para a CLDF que vem sendo divulgado nas redes sociais

Reprodução
2 de 4

Em 17 de maio, a Comissão de Educação, Saúde e Cultura (Cesc) da Câmara Legislativa rejeitou o projeto de lei. Por ter recebido parecer favorável em outras três comissões da CLDF, a proposta seguiu tramitando até ser decidida em plenário

Daniel Ferreira/Metrópoles
3 de 4

Daniel Ferreira/Metrópoles
4 de 4

Daniel Ferreira/Metrópoles

Salários
O concurso da CLDF é um dos mais esperados pelos candidatos, pois a Casa, que não abre seleção há 12 anos, é conhecida por oferecer excelente remuneração aos servidores. O salário inicial (incluindo gratificações) para nível médio é de R$ 10.143,07. Para nível superior, chega a R$ 15.123,30.

A Câmara garante que não terá gastos para realização do concurso, que será custeado com os valores arrecadados com as taxas de inscrição. Estima-se que o número de candidatos fique entre 150 mil e 200 mil. Do valor arrecadado com as inscrições, 10% será repassado ao Fundo de Assistência à Saúde dos Deputados Distritais e Servidores da Câmara Legislativa (Fascal), após o desconto das gratuidades e despesas bancárias.

Além da FCC, cinco instituições apresentaram propostas à CLDF para a realização da concurso: Fundação Getúlio Vargas (FGV); Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe); Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades); Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistência Nacional (Idecan); e Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (Idib).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?