metropoles.com

Qual a melhor maneira de aprender AFO para concursos?

Independentemente do cargo público que o aprovado irá ocupar, direta ou indiretamente, trabalhará com o tema orçamento público

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
1 de 1 - Foto: null
Professor Anderson Ferreira é coordenador de Carreiras Fiscais do IMP Concursos

Olá, concursando.

Hoje, falarei um pouco sobre a disciplina de Administração Financeira e Orçamentária – AFO muito cobrada nos concursos. Isso por conta do nosso atual modelo de administração pública: o gerencial. Antes, abordavam-se conteúdos que não faziam parte do expediente administrativo do servidor público. Mas hoje, na visão gerencial da Administração Pública, a preocupação é com a eficiência. Ser eficiente é, também, preparar o conteúdo do edital em concordância com a área de atuação do futuro servidor. Independentemente do cargo público que você irá ocupar, direta ou indiretamente, trabalhará com o tema orçamento público.

Como estudar AFO? Com frequência ouço essa pergunta em minhas aulas. Há também uma grande solicitação para a recomendação de livros dessa disciplina de AFO. O candidato deseja encontrar um único livro ou material que, de forma didática, compreenda: texto explicativo, base normativa, gráficos, tabelas, resumos, questões comentadas, etc. Na falta desse material “milagroso”, o estudante sente o peso dessa disciplina, já apelidada como “afe” de “Ave Maria!”. A disciplina de AFO é vista pelo estudante como complexa por vários motivos, dentre eles:

Ausência de legislação compilada
Para o regime jurídico dos servidores públicos temos a Lei 8.112/90. Para as licitações e os contratos administrativos, a Lei 8.666/93. E para AFO? A principal norma base para AFO é a Lei nº 4.320/64. Porém, diversas outras normas são cobradas em provas de concurso, como: o Decreto Lei nº 200/67, o Decreto nº 93.872/86, a própria Constituição Federal de 1988 (em especial, dos arts. 163 ao 169), a Lei de Responsabilidade Fiscal – Lei Complementar nº 101 de 2000, os manuais técnicos, as portarias conjuntas da STN e SOF, resoluções do Congresso Nacional, bem como os instrumentos orçamentários Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e a Lei Orçamentária Anual – LOA.

Linguagem técnica
Como se não bastasse todo esse universo de normas, a linguagem utilizada na legislação orçamentária é bastante técnica, o que a torna um obstáculo para aqueles que desejam a compreensão já no primeiro contato com o conteúdo. Ao editar uma norma orçamentária, o legislador não se preocupa em ser didático.

Interdisciplinaridade
A disciplina de AFO está intimamente ligada a outras áreas do conhecimento, a saber: Contabilidade Geral e Pública, Economia, Direito Tributário, Constitucional, Administrativo, etc. Portanto, estudar todas essas áreas de forma integrada e na dosagem certa não é tarefa simples.

Diante dessas dificuldades, qual é a melhor maneira de aprender AFO para concursos? Orientação apropriada. Um professor didático, conhecedor de causas e experiente em provas de concursos seria a pessoa ideal para você ouvir. As explicações devem ser com exemplos simples e de fácil memorização. A resolução de questões de provas logo após a explicação teórica de um assunto é fundamental para reforçar o conteúdo e mostrar de que maneira as bancas cobram a matéria. Costumo dizer em minhas aulas que só estaremos preparados de fato em AFO após resolvermos a milésima questão diferente e do mesmo assunto. Há ironia no comentário, mas é intencional. A resolução de muitas questões é imprescindível.

Para acalorar mais este artigo, seguem três questões do CESPE, com gabaritos comentados. Sucesso!

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?