metropoles.com

MPF recomenda abertura de concurso para 2.054 vagas no Ibama

O pedido é que o Ministério da Economia faça a análise do caso em 30 dias. Se liberado, o certame terá salários de R$ 8.547,64

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Ibama
1 de 1 Ibama - Foto: Divulgação

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao ministro da Economia, Paulo Guedes, que autorize, no prazo de 30 dias, a realização de concurso público para reposição da força de trabalho do Ibama. O pedido é que sejam abertas 2.054 oportunidades de níveis médio e superior em todo o país. Os salários chegam a R$ 8.547,64.

A recomendação nº 7/2019, emitida pela 4ª Câmara de coordenação e revisão do MPF, ressalta que foi solicitado pelo Ibama, em maio de 2018, a realização de concurso público para o preenchimento de 1.888 vagas. Em seguida, foi formalizado novo pedido para o preenchimento de 2.054 oportunidades, não havendo notícia de qualquer autorização.

Assim, o MPF pede a realização do pleito com o objetivo permitir renovação contínua do quadro de pessoal dos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal.

Além disso, ressalta que fiscalização da Controladoria-Geral da União, materializada no Relatório de Avaliação da Execução de Programas de Governo n.º 69 constatou que, no período de 2012 a 2015, houve aumento de 75% na taxa de desmatamento, enquanto houve o encolhimento de 15% no quadro de fiscais ambientais.

“O risco de elevada redução no já escasso quadro de agentes ambientais federais compromete substancialmente o regular exercício da fiscalização ambiental e, por conseguinte, o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado”, ressalta o MPF na recomendação.

Assim, até o dia 5 de outubro, os concurseiros que aguardam a oportunidade de disputar uma vaga no Ibama devem ter novidades sobre o edital. Veja parte da recomendação:

Reprodução

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?