Inglês em concursos: veja a importância de estudar a língua
Apesar de não aparecer constantemente, a disciplina será cobrada no concurso para escrivão da Polícia Civil do Distrito Federal
atualizado
Compartilhar notícia
A disciplina de língua inglesa não costuma ser cobrada em concursos públicos no Brasil. Entretanto, em algumas regiões onde o percentual de falantes é relativamente alto, aumentam as chances de a matéria cair nas provas. Levando em consideração que no Distrito Federal há um número maior de fluentes, o concurso da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) para escrivão vai cobrar a disciplina.
Sobre a novidade, Alexandre Hartmann, professor de inglês do Gran Cursos Online, conta que o inglês está previsto na Base Nacional Comum Curricular. Porém, o fato de poucos brasileiros falarem o idioma com fluência faz com que ele não seja muito cobrado.
“Mas existem algumas cidades em que há mais falantes da língua, como é o caso do Distrito Federal. Por isso, não é uma surpresa ser cobrada no concurso da PCDF”, explicou o professor.
Ainda segundo Alexandre, são poucas as bancas que cobram a língua em avaliações. Ela cita Cebraspe, Instituto Quadrix e Iades como exemplos.
O professor acredita que devem cair cerca de 10 questões no certame da PCDF, envolvendo conectores, questões de vocabulário, dedução lógica e interpretação de texto. Além desses pontos, no geral, os conteúdos são sobre interpretação de textos, gramática, verbos modais, pronomes, conectores, paráfrase e vocabulário.
Dicas para estudar
O professor ainda orientou que, para se preparar, é necessário fazer provas antigas do que foi cobrado em concursos anteriores, sempre tendo um dicionário do lado.
“Essa disciplina não sofre alterações, o que facilita bastante o estudo. Por isso, é sempre importante corrigir provas antigas, sempre tendo um dicionário ao lado para aprender mais sobre o vocabulário”, ressaltou Alexandre.