metropoles.com

Ibaneis autoriza concurso para a Polícia Civil e convoca 100 PMs

Em solenidade no Palácio do Buriti, o governador também anunciou nomeação de peritos criminais e a convocação de oficiais e praças da PM

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Ibaneis-Rocha-Policia-Civil
1 de 1 Ibaneis-Rocha-Policia-Civil - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) autorizou, nesta quinta-feira (05/09/2019), o novo concurso da Polícia Civil (PCDF). Serão 600 vagas imediatas e 1,2 mil como cadastro reserva, além de 300 para escrivães. Foi uma das ações anunciadas em solenidade no Palácio do Buriti, que inclui também a nomeação de 83 peritos criminais para a corporação. Outro ponto foi a convocação de 100 de candidatos aprovados para oficiais da Polícia Militar e de 750 praças da PM, que serão chamados em janeiro de 2020. A assinatura da autorização deve ocorrer até o fim da próxima semana.

O governador também entregou 122 novas viaturas para apoiar futuras investigações. Segundo o diretor-geral da PCDF, Robson Cândido, todas as entregas feitas para a polícia serão devolvidas com resultados nas investigações. Da mesma forma, o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, cotado para assumir a Polícia Federal, afirmou que o reforço na perícia criminal chega em um momento decisivo. “Mostra o compromisso do governo com a segurança”, assinalou.

Ibaneis fez um discurso duro contra a violência no Distrito Federal. Segundo ele, o GDF precisa mostrar que o crime não compensa e Brasília não é lugar de bandidagem. “Os governos anteriores tinham desprezo para com as forças de segurança”, disparou. “A polícia aqui mata muito pouco. Bandido bom é o que se submete à Justica. Nós temos que colocar na cabeça dos criminosos a certeza da punição”, discursou o governador.

Outras ações divulgadas incluem a construção de uma nova delegacia em Taguatinga, que atenderá Ceilândia. Do ponto de vista físico, o GDF anunciou que reformará o IML e outras delegacias existentes. Além de comprar 5 mil pistolas.

Na última sexta-feira (30/08/2019), o governador nomeou 82 aprovados no concurso público da Polícia Civil para o cargo de perito criminal. Os nomes dos novos servidores foram publicados em edição extra do Diário Oficial do DF daquele dia. O certame refere-se ao Edital nº 01, de março de 2016, que previa 20 vagas efetivas e 80 de cadastro reserva.

Reforço

A autorização para o concurso da Polícia Civil assinada nesta quinta-feira (05/09/2019) pelo governador Ibaneis Rocha havia sido anunciada na segunda-feira (02/09/2019) pela Secretaria de Economia do DF. A portaria que consta no sistema interno do governo prevê 600 vagas de provimento imediato para o cargo de agente da corporação. Da mesma forma, fica autorizada a previsão de 1,2 mil oportunidades no cadastro reserva.

Segundo o documento que autoriza o lançamento, assinado pelo secretário de Economia, André Clemente, o prazo para publicação do edital é de 180 dias, ou seja, até março de 2020. O cargo de agente tem remuneração inicial de R$ 8.284,55, sem contar os benefícios.

Todos esses anúncios ocorrem em um momento no qual o Distrito Federal tem uma realidade preocupante. Conforme o Metrópoles mostrou, em reportagem de 26 de agosto, o número de aposentados, pensionistas e profissionais da reserva da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros (CBMDF) superou a quantidade de servidores na ativa. Hoje, atuam nas ruas e em serviços administrativos das corporações 21.123 funcionários, enquanto 26.361 pessoas já cumpriram o tempo de serviço.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?