FAB abre 156 vagas de estágio de adaptação para sargentos
Candidatos de ambos os sexos, com idades entre 17 e 25 anos, podem participar
atualizado
Compartilhar notícia
A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou no Diário Oficial da União desta quinta-feira (19/12/2019) a abertura do concurso de Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EA EAGS), com oferta de 156 vagas em 10 especialidades. As inscrições vão do dia 13 de janeiro a 12 de fevereiro.
As oportunidades de ingresso são para homens e mulheres com idade entre 17 e 25 anos desde que tenham o curso técnico de nível médio relativo à especialização desejada. As 156 vagas estão distribuídas entre eletrônica (26 vagas), administração (40 vagas), enfermagem (42 vagas), eletricidade (10 vagas), informática (16 vagas), laboratório (5 vagas), obras (6 vagas), pavimentação (3 vagas), radiologia (5 vagas) e topografia (3 vagas).
Além das provas de conhecimentos básico e específicos, os inscritos também passam por inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, avaliação de condicionamento físico e prova prática. Após o processo seletivo, os aprovados estão habilitados a realizarem a matrícula no estágio de adaptação.
O curso é realizado em regime de internato na Escola de Especialistas da Aeronáutica, localizada em Guaratinguetá, interior de São Paulo, e tem duração de 24 semanas, distribuídas ao longo de um ano. Os alunos têm direito à remuneração mensal de R$ 1.066, além de alojamento, alimentação, fardamento e assistência médico-hospitalar e odontológica. Ao se formarem, aqueles que tiverem melhor desempenho são graduados a terceiro sargento, com soldo de R$ 3.825.
Seleções da FAB
Assim como ocorre com as demais Forças Armadas, a Aeronáutica tem um calendário anual de seleções para formação militar e técnico-especializado. Além da EA EAGS, quem tem o ensino médio completo regular pode se candidatar ao Curso de Formação de Sargentos (CFS) e nos cursos de formação de Oficiais Intendentes (CFOINT), Aviadores (CFOAV) e de Infantaria (CFOINF), apenas o último é exclusivo aos homens. Os jovens de 14 a 18 anos com nível fundamental completo têm oportunidades no Curso Preparatório de Cadetes do Ar (EPCAR).
Os graduados têm um leque maior de possibilidades nos cursos e estágios de adaptação, desde que respeitada a idade máxima limite considerando o último dia do ano de matrícula. Os oficiais de apoio – em várias especialidades de graduação – deve ter até 32 anos. Dentistas, farmacêuticos e engenheiros, até 36 anos, e médicos, um ano menos. Os capelães precisam ter no mínimo 30 anos e, no máximo, 40.
Em todos os casos, os selecionados recebem remuneração durante a formação, estágio ou adaptação e, ao se graduarem com bom desempenho tem a possibilidade de continuar na carreira militar.