Inscrição de freelancers em app do DF cresce 25% no fim do ano
Plataforma reúne profissionais que oferecem serviços que vão de “avó” e goleiro de aluguel a fotógrafos e garçons para eventos
atualizado
Compartilhar notícia
Uma startup brasiliense resolveu criar possibilidade para quem morar no Distrito Federal e quiser colocar as qualificações à disposição do mercado. A ideia da plataforma Oito é reunir prestadores de serviços e consumidores em um único canal, para que a demanda e a oferta se encontrem com facilidade e, com isso, gerar renda extra para quem oferece os talentos no site.
A proposta tem ganhado adeptos e, apenas nos últimos dias, o sítio registrou um aumento de 25% de inscrições. As opções para se cadastrar vão além de serviços mais procurados, como encanador, garçom e fotógrafo para eventos, mas também avó de aluguel (contrata-se uma senhora para arrumar o guarda-roupa), goleiro de aluguel (para completar times desfalcados), gamer (contrata-se uma pessoa para jogar vídeo-game com você) e até aulas de reforço das mais variadas disciplinas.
A criatividade está inclusive no intuito de conectar pessoas e oportunidades que podem ser contratadas para uma demanda pontual. Para o servidor público Aldo Clemente, que está quase se aposentando e tem como hobby cozinhar, o uso da plataforma tem sido gratificante. “Para conciliar esse hobby com a aposentadoria que está próxima, decidi procurar alguma coisa que me desse prazer, e quem sabe, um retorno financeiro”, explicou.
Gratuidade
Totalmente gratuita, a plataforma preza pela criação de oportunidades de serviços, ganho de um dinheiro extra ou até um aumento de renda para o trabalhador. “Foi pensando na crise que o Brasil enfrenta em diversos setores de serviços, que tem como consequência mais de 13 milhões de desempregados que não conseguem encontrar uma ocupação há meses ou até anos, que a Oito surgiu”, conta Karine Gonzaga, cofundadora da startup.
“O prestador de serviço autônomo deseja oferecer o serviço, mas não sabia onde disponibilizar. O cliente necessita do serviço, mas não sabia onde procurar. Somos responsáveis pelo ‘match’ entre o cliente e o prestador de serviços. Podemos dizer até que somos a atual ‘páginas amarelas’, completou ela.
O pagamento pelo serviço e negociações são feitas diretamente com o prestador contratado. Ao final do contrato, o cliente deverá fazer uma avaliação do trabalho realizado e o mesmo deverá avaliar o cliente, permitindo assim que ambos permaneçam na plataforma. A avaliação do prestador de serviço permitirá que ele tenha um ranqueamento, o que será um reconhecimento profissional, nos moldes do que acontece em outras plataformas.