Discutir política no trabalho é uma boa? Veja dicas de como agir
Ambiente corporativo exige cuidados especiais, principalmente no que diz respeito ao comportamento e à exposição de ideias
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta reta final da eleição de segundo turno para a Presidência da República, os ânimos estão exaltados e não há como fugir do tema. A disputa dos candidatos para ocupar o Executivo nacional é capaz de gerar bate-papos em todos os espaços, inclusive dentro das empresas, o que nem sempre acontece de forma amigável.
No entanto, o ambiente corporativo exige cuidados especiais, principalmente no que diz respeito ao comportamento e à exposição de ideias. Afinal, o escritório não é a mesa da casa da tia ou o bar com os amigos, nos quais qualquer desentendimento pode ser corrigido sem maiores problemas.
Pensando nisso, o Metrópoles selecionou dicas do especialista em carreiras Raphael Falcão para os profissionais que desejam se posicionar, sem ruídos que possam ameaçar a relação com os colegas de trabalho. Confira:
1- Participe das rodas de conversa, não fuja do assunto
Por mais que o tema não seja o mais motivador, é preciso se posicionar de maneira cordial e amigável. Escute o que seu colega tem a dizer e, depois, exponha o seu ponto de vista. É interessante avaliar ou ter uma ideia de como os candidatos poderão afetar os negócios da empresa. Falar de política não é necessariamente falar de candidatos e partidos.
2- Figuras políticas não precisam ser tratadas de forma passional
Mais importante do que um ou outro candidato, são as propostas que eles apresentam para o país. Tenha isso em mente quando for argumentar com os colegas. Nenhum político vale o seu discurso de idolatria e paixão. No ambiente de trabalho, procure falar das estratégias políticas que você acredita que realmente podem transformar o país.
3- Cuidado ao escolher o conteúdo e a rede social onde irá se posicionar politicamente
Nas redes sociais de cunho pessoal, existe maior liberdade em se posicionar. Nas profissionais, devemos ser mais cautelosos na hora de emitirmos nossa opinião. É preferível tentar manter discursos mais isentos. Lembre-se: o foco desse canal deve ser a sua carreira e os principais projetos realizados.
4 – Não divulgue fake news
Um dos maiores desafios destas eleições é controlar as notícias falsas. A disseminação de fatos fora de contexto tem tomado proporções gigantescas e de maneira rápida nas mídias, e pode prejudicar o diálogo. Por isso, a melhor forma de lidar com o tema é questionar a fonte da informação para não propagar boatos inverídicos.
5 – “Concordamos em discordar”
Uma roda de conversa sobre política na hora do café não pode, e nem deve, ser motivo para destratar ou ofender colegas de trabalho. Preste atenção ao tom de voz, gestos e demais expressões corporais para não gerar conflitos. E o melhor: vocês podem não ter a mesma opinião e continuar o bate-papo no próximo encontro. Não leve nada para o lado pessoal.