Dicas: nem todas as roupas são adequadas para entrevista de emprego
Às vezes, o bom senso é deixado de lado e acabamos optando por vestimentas nada apropriadas para o contato com o recrutador. Confira
atualizado
Compartilhar notícia
No tão aguardado dia da entrevista de emprego, surgem vários questionamentos a respeito das vestimentas. O que devo usar? Quais cores? Posso vestir roupas descoladas? Por isso, reproduzimos uma série de itens que você definitivamente não deveria adotar nesse evento específico: a lista foi originalmente publicada pela revista Época.
1. Qualquer coisa que esteja amassada ou sujeita a amassar:
“Certifique-se de que esteja limpo, sem dobras e à vontade, da melhor maneira possível”, disse Betsy Aimee, produtora de conteúdo digital que escreve sobre moda e empreendedorismo no local de trabalho para a Business Insider. “As pessoas formam uma imagem sobre o entrevistado antes de ele se sentar e começar a falar.”
O vestido é um pouco apertado demais? E os sapatos têm manchas de molho? Geralmente, o candidato quer vestir a roupa melhor e mais bonita para a entrevista a fim de se sentir confiante. Não comece com o pé esquerdo, com roupas que não pareçam confortáveis ou apresentáveis.
3. Cores claras:
Se você está usando o transporte público ou tem tendência a derramar café, evite usar cores claras, disse Barbara Pachter, autora do livro The Essentials of Business Etiquette (Os Fundamentos da Etiqueta Corporativa) e coach de comunicação empresarial para a Business Insider. As cores escuras são as menos propensas a manchar ou sujar e, por isso, são a aposta mais segura.
4. Qualquer coisa que esteja muito na moda:
A menos que você esteja sendo entrevistando para um emprego na indústria da moda, provavelmente vai querer manter um look um pouco mais sóbrio. A roupa não precisa ser ‘o look do dia’ num blog de moda. Você precisa ser lembrado por sua confiança e habilidades. Não pelas roupas.
5. Roupas de ginástica:
Sim, cuidados com a saúde e o bem-estar estão na moda, mas o estilo ainda é considerado inadequado em escritórios mais conservadores e definitivamente não deve ser usado para uma entrevista de emprego.
6. Maquiagem ou joias estranhas:
Pachter sugere ajeitar o cabelo, as unhas e a maquiagem. Mas não é o momento de exibir o batom roxo e cílios super longos. Homens podem considerar usar um bom relógio e abotoaduras simples.
7. Estampas chamativas ou cores super intensas:
Os especialistas sugerem escolher cores calmas (marinho, preto, cinza ou marrom).
8. Fones de ouvido:
Guarde-os na bolsa antes de chegar à recepção.
9. Roupa íntima visível:
“Nem homens nem mulheres devem mostrar roupas íntimas, mas devem usá-las!”, brinca Patcher.
10. Muito perfume:
Uma borrifada está bem. Mas lembre-se que seu entrevistador pode ser alérgico ao perfume e ficar incomodado.
Antes de qualquer coisa, bom senso é bem-vindo. Boa sorte!