metropoles.com

Embrapa é proibida de contratar sem concurso público

Ação foi ajuizada após investigações do Ministério Público do Trabalho (MPT) verificarem ilegalidades na admissão de comissionados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Fachada do Ministério Público do Trabalho - Metrópoles
1 de 1 Fachada do Ministério Público do Trabalho - Metrópoles - Foto: Divulgação

A Justiça proibiu a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de contratar trabalhadores sem concurso público. A medida resulta de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal (MPT-DF). O processo também conseguiu a nulidade das admissões de comissionados feitas de forma irregular. A decisão já transitou em julgado (quando não cabe mais recurso).

A ação foi ajuizada pela procuradora do Trabalho Ludmila Reis Brito Lopes e subscrita pelos procuradores Sebastião Vieira Caixeta (atual chefe de gabinete do PGT e secretário de relações institucionais do MPT) e Cristiano Paixão, que investigaram as contratações ilegais a título de cargo em comissão na Embrapa.

“Em verdade, as admissões de empregados a título de cargo em comissão nas empresas públicas e sociedades de economia mista constituem mais um ‘trem da alegria’ na administração pública indireta do Governo Federal, desrespeitando o princípio constitucional do governo público”, afirma Ludmila Lopes.

Tramitação
Em primeira instância, a condenação foi dada pela 12ª Vara do Trabalho de Brasília, que impôs multa de R$ 10 mil para o caso de novas contratações sem concurso. Após a sentença, a Embrapa ingressou com recurso junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT 10), que negou o pedido e manteve a condenação.

A empresa ainda chegou a recorrer ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), que apenas confirmou os julgamentos feitos pelo TRT e pela 12ª Vara do Trabalho de Brasília. Aos tribunais, a empresa alegou que a Constituição Federal não exige lei para a criação de cargos ou empregos públicos no âmbito da administração indireta. (Informações do Ministério Público do Trabalho)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?