metropoles.com

TJDFT suspende concursos públicos para juiz substituto

Decisão foi anunciada pela primeira vice-presidência do TJDFT. Último certame para provimento do cargo ocorreu de 2015

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
istock
Juiz, magistrado
1 de 1 Juiz, magistrado - Foto: istock

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) publicou uma nota, na sexta-feira (3/11), informando que, na gestão 2016-2018, não serão realizados concurso públicos para a carreira de juiz de direito substituto. A decisão foi anunciada pela primeira vice-presidência do TJDFT.

De acordo com informações disponíveis no site da Corte, o último certame realizado para provimento do cargo data de 2015. Na ocasião do 43º Concurso da Magistratura, 5.143 candidatos se inscreveram e 12 foram aprovados. O resultado final foi homologado em maio deste ano.

Procurados pela reportagem, magistrados afirmaram que a medida é fruto do atual contingenciamento de verba que a Corte enfrenta. Ainda de acordo com os juízes, a atual gestão teria dado preferência à convocação de servidores aprovados do último concurso público.

A assessoria de comunicação do Tribunal informou que não há detalhes a respeito da motivação da medida e que as decisões referentes aos concursos públicos são de responsabilidade da primeira vice-presidência do TJDFT.

Conforme o último relatório “Justiça em Números”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o DF conta atualmente com 383 magistrados. Pelo estudo, a despesa média mensal do tribunal, no ano passado, foi de R$ 55.171 por julgador. Cada servidor da Corte local, por sua vez, custou R$ 17,6 mil. Foram contabilizados 1.180.350 processos em tramitação.

Confira abaixo a íntegra da nota:

Nota de esclarecimento

A primeira vice-presidência do TJDFT informa que, na gestão 2016-2018, não serão realizados concursos públicos para a carreira de juiz de direito substituto da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?