Técnicas de memorização: especialista dá dicas infalíveis
Além de estudar bastante, concurseiros precisam revisar conteúdos extensos e fixar um grande volume de informações
atualizado
Compartilhar notícia
A aprovação em um concurso público é um projeto que envolve várias etapas. Além de estudar bastante, os candidatos precisam revisar os extensos conteúdos e memorizar várias questões que podem ser cobradas nas provas. Pensando nessa fase, o Metrópoles selecionou algumas orientações do professor da Central de Concursos Firmino Manoel de Matos.
O especialista dá seis dicas para auxiliar na assimilação de conteúdos e melhorar o desempenho na hora da prova. Confira:
1. Anotações e palavras-chaves
Tomar nota de forma completa durante as aulas é básico para a memorização. Assim, você não ficará com dúvidas na hora de revisar e se lembrará de todo o raciocínio da matéria. Outra prática importante para ajudar nesse processo é a criação de uma lista de palavras importantes, que sintetizem o conteúdo de cada matéria.
2. Não deixe de revisar
Para fixar o conteúdo, é necessário revisá-lo pelo menos duas vezes, de preferência em um curto período de tempo após a aula. Quanto mais você demora para fazer isso, mais difícil é a memorização.
3. Resumos e exercícios
Eles se completam. Fazer resumos dos conteúdos estudados e responder questões de provas anteriores são técnicas que ajudam na revisão da matéria e na absorção dos conhecimentos aprendidos.
4. Brechas na agenda
Você se divide entre trabalho e estudos? Use os pequenos momentos para revisar o que foi aprendido, como os minutos livres no almoço. Isso ajuda! Você pode achar que o espaço de tempo é pequeno, mas ajuda a quebrar os ciclos de pensamentos e aumenta a concentração.
5. Pare um pouco
Se você fica diante dos livros muitas horas por dia, é importante fazer pausas. A cada 50 minutos, descanse um pouco para manter o foco.
6. Estude à noite
Quanto mais próximo do horário de dormir acontece o estudo, melhor é a fixação. Use essa característica do cérebro humano a seu favor.