metropoles.com

Técnicas de memorização: especialista dá dicas infalíveis

Além de estudar bastante, concurseiros precisam revisar conteúdos extensos e fixar um grande volume de informações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Istock
Close up portrait of attractive, concentrated  guy thinking about something, holding fingers on temple, trying to find a solution, ideas, having bad memory, headache, standing over grey background
1 de 1 Close up portrait of attractive, concentrated guy thinking about something, holding fingers on temple, trying to find a solution, ideas, having bad memory, headache, standing over grey background - Foto: Istock

A aprovação em um concurso público é um projeto que envolve várias etapas. Além de estudar bastante, os candidatos precisam revisar os extensos conteúdos e memorizar várias questões que podem ser cobradas nas provas. Pensando nessa fase, o Metrópoles selecionou algumas orientações do professor da Central de Concursos Firmino Manoel de Matos.

O especialista dá seis dicas para auxiliar na assimilação de conteúdos e melhorar o desempenho na hora da prova. Confira:

1. Anotações e palavras-chaves

Istock
.

Tomar nota de forma completa durante as aulas é básico para a memorização. Assim, você não ficará com dúvidas na hora de revisar e se lembrará de todo o raciocínio da matéria. Outra prática importante para ajudar nesse processo é a criação de uma lista de palavras importantes, que sintetizem o conteúdo de cada matéria.

2. Não deixe de revisar

Para fixar o conteúdo, é necessário revisá-lo pelo menos duas vezes, de preferência em um curto período de tempo após a aula. Quanto mais você demora para fazer isso, mais difícil é a memorização.

3. Resumos e exercícios

Istock

Eles se completam. Fazer resumos dos conteúdos estudados e responder questões de provas anteriores são técnicas que ajudam na revisão da matéria e na absorção dos conhecimentos aprendidos.

4. Brechas na agenda

Istock

Você se divide entre trabalho e estudos? Use os pequenos momentos para revisar o que foi aprendido, como os minutos livres no almoço. Isso ajuda! Você pode achar que o espaço de tempo é pequeno, mas ajuda a quebrar os ciclos de pensamentos e aumenta a concentração.

5. Pare um pouco

Istock

Se você fica diante dos livros muitas horas por dia, é importante fazer pausas. A cada 50 minutos, descanse um pouco para manter o foco.

6. Estude à noite

Istock

Quanto mais próximo do horário de dormir acontece o estudo, melhor é a fixação. Use essa característica do cérebro humano a seu favor.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?