metropoles.com

Saídas de Moro e Valeixo não devem afetar concurso da PF

Tendência é de que o certame seja mantido. Serão mais de 3,4 mil oportunidades em disputa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Com a saída do agora ex-ministro Sergio Moro e a exoneração do diretor-geral da Polícia Federal (PF), Maurício Valeixo, nessa sexta-feira (24/04), a grande dúvida dos candidatos que pretendem participar do próximo concurso da corporação é se as mudanças podem afetar a autorização do novo certame.

De acordo com especialistas, embora isso possa ocorrer, dependendo de quem seja indicado para o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a diretoria da corporação, a tendência é de que o certame seja mantido, tendo em vista o caráter de independência do órgão e ao fato de o pedido já estar em processo avançado, previsto para ter aval financeiro do Ministério da Economia já no decorrer de maio.

De acordo com informações extra-oficiais, um cronograma para a nova seleção já está elaborado e circula internamente no governo.

Fontes ligadas ao órgão confirmam as informações. Porém, ressaltam que o processo ainda segue em estudos e está sujeito a alterações.

Embora a seleção conte com um pedido encaminhado em 30 de maio de 2019 para aprovação do Ministério da Economia, para o preenchimento de 3.460 vagas, a tendência é de que a autorização seja para 1.000 oportunidades conforme apurado.

Ainda com base nas informações iniciais, de acordo com o cronograma em estudo, a autorização está prevista para ser divulgada em 25 de maio, com assinatura do contrato com a banca em 28 de setembro e publicação de dois editais, sendo o primeiro em 5 de outubro e o segundo em 22 de novembro.

Das 3.460 oportunidades solicitadas, 3.103 são para diversas áreas da carreira da PF não especificadas e mais 357 para cargos da área administrativa, com o objetivo de garantir o preenchimento de postos no período de 2020 a 2022.

No caso da área administrativa, do total de oportunidades, 234 são para quem possui apenas ensino médio e 123 para cargos de nível superior, já definidos, com remunerações iniciais que variam de R$ 4.746,16 a R$ 7.841,95.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?