Sai resultado da prova objetiva para conselheiro tutelar no DF
Avaliação foi aplicada no último domingo (14/07/2019) e resultado é provisório. Próxima etapa é a análise de documentos
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) divulgou, nesta sexta-feira (19/07/2019), o resultado provisório da prova objetiva do processo seletivo para conselheiro tutelar no Distrito Federal no quadriênio 2020–2023. Quem não concordar com as notas poderá apresentar recurso, conforme estabelece o edital.
A prova objetiva foi aplicada no último domingo (14/07/2019) pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Os candidatos tiveram duas horas e 30 minutos para responderem as questões.
Confira a relação:
Resultado provisório de prova objetiva para conselheiro tutelar by Metropoles on Scribd
O candidato deveria acertar pelo menos 60% da prova para avançar às próximas etapas do processo: análise de documentação, registro de candidatura e eleição dos candidatos pela população.
No exame foram avaliados os conhecimentos dos aspirantes ao cargo sobre os principais atos normativos relacionados aos direitos de crianças e adolescentes, como alguns artigos da Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e as leis distritais que tratam do funcionamento dos conselhos tutelares.
Além da aprovação nas provas objetivas, a função de conselheiro tutelar tem critérios no processo de seleção, como experiência comprovada de no mínimo três anos na área da infância e adolescência, e residir há pelo menos dois anos na região administrativa onde pretende atuar.
Em relação à escolaridade, é exigido o ensino médio completo. É preciso ainda ter nacionalidade brasileira, idade igual ou superior a 21 anos, além de ser necessário estar em dia com a Justiça Eleitoral e em pleno exercício dos direitos políticos.
Votação
Após a comprovação dessas informações e da aprovação no exame, será possível o registro da candidatura, que é individual. Quem irá definir os próximos conselheiros tutelares é a população, por meio do voto direto e secreto no dia 6 de outubro de 2019. Cada eleitor poderá votar em um candidato da região administrativa correspondente à seção em que o título de eleitor esteja registrado.
No total, serão preenchidas 200 vagas para membros titulares e até 400 de suplentes. O DF tem 40 conselhos tutelares, cada unidade tem cinco conselheiros titulares e 10 suplentes. Os conselhos são vinculados administrativamente à Sejus-DF.
O valor da remuneração mensal é de R$ 4.684,66. O exercício da função será em regime de dedicação exclusiva ao serviço, ou seja, os conselheiros não poderão ter qualquer outra atividade profissional remunerada, pública ou privada.