PM do Paraná assina contrato com banca e concurso está próximo
Estão em jogo 2 mil vagas para soldado da Polícia Militar e 400 para o Corpo de Bombeiros do estado
atualizado
Compartilhar notícia
O edital do novo concurso da Polícia Militar do Paraná (PMPR) está cada vez mais próximo de ser liberado. Na sexta-feira (06/03), foi efetivamente publicada, em diário oficial, a assinatura do contrato com a banca organizadora da seleção, que será a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar/UFPR).
Dessa forma, a contagem do prazo de dez dias para a liberação do edital passou a contar. A publicação do documento, inicialmente prevista para ocorrer até o próximo dia 13, poderá efetivamente se concretizar até 20 de março. O processo seletivo havia sido aprovado pelo governo estadual em outubro do ano passado.
Ao todo serão oferecidas 2.400 vagas, sendo 2 mil para o próprio quadro da PM e as outras 400 para o Corpo de Bombeiros do Paraná.
Para concorrer ao cargo é necessário ensino médio, idade de 18 a 30 anos e carteira de habilitação a partir da categoria “B”. A remuneração inicial é de R$ 1.895,72, chegando a R$ 4.180,07 após o curso de formação e estágio probatório.
Assim que publicado o certame, os interessados deverão cumprir os requisitos para pleitear o cargo de soldado: possuir ensino médio completo, ter idade entre 18 e 30 anos, capacidade física, sanidade física, idoneidade moral, quitação com serviços militares e eleitorais e carteira de habilitação na categoria “B”, no mínimo.
Realizado em 2012, o edital da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Paraná ofereceu 4.445 vagas para soldado e 819 para bombeiro militar.
A prova intelectual apresentou 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, sete de matemática, seis de história, seis de geografia, cinco de informática, três de estatuto da criança e adolescente e três de atualidades.