Novo edital para a Polícia Civil da Bahia está previsto para 2020
De acordo com o governador do estado, o último concurso não foi suficiente para suprir as necessidades da corporação
atualizado
Compartilhar notícia
O novo certame da Polícia Civil da Bahia (PCBA) continua em pauta. Inicialmente previsto para ocorrer em 2019, foi novamente confirmado no início do ano pelo governador Rui Costa, em resposta a um internauta, durante o programa Papo Correria. Sobre o número de vagas, disse que o quantitativo será definido de acordo com o que “for possível com base na Lei de Responsabilidade Fiscal”.
O governador explicou que, embora a corporação tenha realizado seleção recentemente, o certame não foi suficiente para preencher todos os postos para os cargos de agente e delegado, o que justifica uma nova avaliação. “Vamos realizar este ano um novo concurso para a Polícia Civil e um novo concurso para a Polícia Militar”, apontou o político.
“Na Polícia Civil, ao concluirmos o último concurso, não conseguimos preencher todas as vagas, nem de delegados nem de agentes. Vamos fazer um novo processo para que possamos ter um maior número de delegados e atender a um pleito das mulheres da Bahia”, disse o governador, durante sessão de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
A quantidade de vagas ainda deverá ser confirmada. O último processo seletivo ocorreu em 2018, quando foram oferecidas 1 mil vagas: 880 para o cargo de investigador, 82 para delegado e 38 para escrivão.
Para os cargos de investigador e escrivão foi exigido possuir formação de nível superior em qualquer área para ingresso, com remuneração inicial de R$ 3.915,85. Para a carreira de delegado, os interessados deveriam possuir formação superior em direito, com inicial de R$ 11.389,96. A banca foi a Fundação Vunesp.
Última seleção
O último certame para a Polícia Civil da Bahia contou com sete fases, incluindo provas objetivas, provas discursivas, exame biomédico, teste de aptidão física, exame psicotécnico e análise de títulos.
Para as três carreiras, a prova objetiva contou com 100 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 70 de conhecimentos específicos.
Em conhecimentos gerais foram abordados temas de língua portuguesa, informática, raciocínio lógico, atualidades, promoção da igualdade racial e de gênero, medicina legal, noções de administração e leis específicas.