Governo do Pará adia escolha de banca para concurso da PM
Governador Helder Barbalho (MDB) anunciou 2.469 vagas e prometeu chamar 7 mil até o fim do mandato
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Pará decidiu adiar a escolha da banca organizadora do concurso para Polícia Militar do estado (PMPA). A data estimada para a divulgação era 8 de janeiro de 2020. Conforme o órgão, a decisão foi tomada para que adequações fossem feitas ao edital.
A previsão é de que em 2 de janeiro o órgão divulgue um novo processo licitatório com detalhes do concurso PMPA, além da data do procedimento.
Vagas do concurso PMPA
O governador Helder Barbalho (MDB) informou recentemente que a oferta inicial deverá ser de 2.469 vagas. Os 7 mil postos inicialmente anunciados deverão ser preenchidos gradualmente.
Conforme o edital de licitação do concurso PMPA serão 95 vagas para o curso deformação de oficiais combatentes, com exigência de formação superior completas. As demais 2.310 ofertas serão para o curso de formação de praças combatentes, que aceita candidatos com ensino médio.
A remuneração inicial corresponderá a R$ 2.921,90 para praça e a R$ 5.937,96 para oficial.
Último concurso PM PA
O último concurso PM PA para a corporação ocorreu em 2016, quando foram oferecidas 2.194 vagas, sendo 2.000 para soldados, 160 para oficiais militares, 26 para oficiais da saúde e oito para quadros complementares. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação de Amparo e Desenvolvimento de Pesquisa (Fadesp).
No caso de praças, a parte objetiva contou com 70 questões, sendo dez de língua portuguesa, seis de matemática, oito de atualidades, dez de noções de direito, dez de legislação institucional, oito de história e oito de geografia.
Além da prova objetiva, a seleção contou com testes de avaliação física, avaliação psicológica e investigação de antecedentes pessoais.