GDF autoriza concurso com 400 vagas para agente de execução penal
O cargo exige nível superior completo e o salário inicial está na casa de R$ 6.675
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Economia do DF autorizou a realização de concurso com 400 vagas para agente de execução penal. Além disso, serão 779 postos para o cadastro de reserva.
De acordo com portaria publicada em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF) desta segunda-feira (10/02/2020), o provimento das vagas está previsto para julho de 2021, condicionado à disponibilidade orçamentária e financeira naquele exercício.
Já os postos do cadastro de reserva estarão limitados a 400 vagas no ano de 2022; e 379 no ano de 2023, condicionados à manutenção do interesse público e à disponibilidade orçamentária e financeira, nos respectivos exercícios.
O cargo de agente de execução penal exige nível superior completo e o salário inicial está na casa de R$ 6.675.
Em julho do ano passado, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) expediu recomendação aos secretários de Segurança Pública e de Economia para que os gestores adotassem medidas a fim de preencher todos os cargos de agentes atualmente vagos na estrutura prisional sob responsabilidade do Governo do DF.
Levantamento do MPDFT à época apontava a existência de mais de 1 mil cargos vagos no Distrito Federal. Eram 1.667 servidores para 17 mil presos, média de um funcionário a cada 10 detentos. Além disso, devido ao esquema de plantão, durante feriados e finais de semana, a proporção de presos por agente aumentava significativamente.