Fundação de Bill Gates oferece bolsa de US$ 100 mil para brasileiros
A instituição realizará concurso exclusivo para candidatos do Brasil, que deverão produzir um projeto científico sobre saúde materna
atualizado
Compartilhar notícia
A Fundação Bill e Melinda Gates abriu processo seletivo exclusivo para brasileiros realizarem pesquisa científica com bolsa de estudos de US$ 100 mil. Por meio do Grand Challenges Explorations (GCEs) Brazil, a Instituição irá selecionar ideias inovadoras em estágio inicial e nunca testadas para ajudar na resolução de problemas que envolvem a saúde materna e desenvolvimento infantil no Brasil.
Essa compreensão é necessária para determinar quais intervenções, incluindo políticas públicas de saúde, podem e devem ser oferecidas às populações. Com o concurso para pesquisadores brasileiros, a fundação afirma que quer ajudar a acelerar pesquisa nessa área por meio da “análise de bases de dados brasileiras contendo informações clínicas e administrativas para formular recomendações em políticas públicas guiadas por evidências e com o melhor custo-benefício”.De acordo com a fundação, falta conhecimento para entender como a nutrição, os cuidados durante o pré-natal e no pós-parto, além de fatores ambientais e sociais, contribuem para um elevado risco de resultados insatisfatórios para a saúde materno-infantil.
Para participar, é preciso descrever o projeto de pesquisa em duas páginas com uma cópia em inglês e outra em português. Na primeira parte, é necessário apresentar qual é a ideia e, depois, detalhar o plano na prática.
São elegíveis projetos de candidatos brasileiros residentes no país e que estejam trabalhando em instituições como ONGs, empresas brasileiras, organizações internacionais, agências e universidades. É possível conhecer todos os detalhes no site do Grand Challenges Explorations — Brazil. As inscrições vão até 2 de maio.