Covid-19: taxas para concursos do IBGE serão devolvidas em maio
Os ressarcimentos, após suspensão dos processos seletivos, devem ocorrer no dia 18 do próximo mês, em contas do Banco do Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que devolverá as taxas para os concursos do órgão no dia 18 de maio. O certame para as contratações em caráter temporário foi suspenso para conter o avanço do novo coronavírus no país.
O processo seletivo oferecia 208.695 vagas, sendo 180.557 para o cargo de recenseador, 5.462 para agente censitário municipal e 22.676 para agente censitário supervisor.
Por causa da Covid-19, o Censo Demográfico, no qual os profissionais seriam usados, ficou para 2021. De acordo com o órgão, a pesquisa deve ocorrer no período de 1º de agosto a 31 de outubro de 2021. O órgão já havia suspendido entrevistas para o Pnad.
Em nota, o IBGE afirma que trabalha, em conjunto com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos (Cebraspe) – banca responsável pelo concurso – para viabilizar o ressarcimento dos valores pagos.
“O Cebraspe vai encaminhar ao IBGE as informações cadastrais de cada um dos pagantes, para em seguida efetivar o reembolso, que estará disponível na forma de ordem de pagamento, a cada um dos candidatos, nas agências do Banco do Brasil”, diz o comunicado.
A data prevista para a disponibilização do ressarcimento é dia 18 de maio.
“Reiteramos que todos os candidatos/pagantes serão integralmente ressarcidos, e as orientações para o recebimento dos reembolsos serão amplamente divulgadas a todos por e-mail e nas páginas oficiais e demais canais de comunicação do IBGE e do Cebraspe”, se compromete o órgão.