metropoles.com

Concurso da PF tem nova data, e inscrições para perito serão reabertas

Provas agora serão aplicadas em 16/9. Candidatos negros e com deficiência terão, a partir desta terça (7/8), nova chance de se inscrever

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MICHAEL MELO/METRÓPOLES
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: MICHAEL MELO/METRÓPOLES

O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cebraspe/UnB) remarcou a data da prova do concurso da Polícia Federal (PF) e reabriu o prazo de inscrições para algumas vagas do processo seletivo. As alterações foram divulgadas nesta segunda-feira (6/8), em edital de retificação.

A primeira fase do concurso passou do dia 26 de agosto para 16 de setembro. Com isso, também foi adiada a divulgação dos locais de provas, que seriam anunciados já nesta quinta-feira (9). Os candidatos agora só saberão onde farão o exame 10 dias antes da realização da primeira fase do certame. Conforme o edital de retificação, os resultados serão divulgados em 10 de outubro.

Nova chance para se inscrever
As alterações do documento trouxeram uma boa notícia para concurseiros negros e com deficiência. Para esse público, o prazo de inscrição no processo seletivo foi reaberto, mas apenas para o cargo de perito da PF.

Os interessados poderão se inscrever pelo site do Cebraspe, a partir das 10h desta terça-feira (7) e até as 18h do dia 13. A taxa é de R$ 250, e seu pagamento, em guia de recolhimento da União (GRU), é imprescindível para confirmar a participação do candidato inscrito.

Polêmica
A participação de negros no certame é motivo de polêmica. No último dia 2, o Ministério Público Federal (MPF) em Goiás ajuizou ação civil pública (ACP) com pedido de liminar em desfavor da União e do Cebraspe, cobrando a retificação do primeiro edital da seleção da PF.

O objetivo era forçar tanto o governo federal quanto a banca organizadora a observarem o percentual de reserva de vagas para candidatos negros.

Enquanto o Cebraspe entende que a regra deve ser observada apenas no resultado final do concurso, para o MPF a posição da banca é equivocada e a reserva precisa ser aplicada em todas as fases do processo seletivo, principalmente naquelas nas quais houver formação de lista de classificação.

Além disso, o MPF pediu que os nomes dos candidatos autodeclarados negros – aprovados nos exames objetivos e com direito à correção de suas provas discursivas com base nas suas classificações na ampla concorrência – constassem expressamente no edital, nas duas listagens: da ampla concorrência e dos cotistas aprovados.

Recentemente, o MPF em Goiás conseguiu medidas liminares determinando a retificação de outros dois editais de concursos públicos pelos mesmos motivos. As decisões dizem respeito aos processos seletivos realizados pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?