metropoles.com

Comissão da Câmara aprova direito de mãe amamentar em concurso público

O projeto tramita de forma conclusiva e ainda será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania antes de passar a valer

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
foto preto e branco, mãe amamentando bebê
1 de 1 foto preto e branco, mãe amamentando bebê - Foto: iStock

Boa notícia para as concurseiras. A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou nessa segunda-feira (4/6) o projeto de lei (PL) que garante o direito de mães amamentarem seus filhos de até 6 meses de idade durante aplicação de provas em concursos públicos. A amamentação seria permitida mediante solicitação prévia.

A relatora da comissão, deputada Laura Carneiro (DEM-RJ), deu parecer favorável ao projeto. De acordo com ela, a proposta acaba com a disparidade de orientações dos editais de concursos públicos, não deixando margem para questionamentos.

A medida eliminará eventuais dúvidas sobre os moldes em que deve se dar a permissão [de amamentação] e certamente trará benefícios para a mãe e o lactente

Laura Carneiro, deputada federal e relatora da proposta

O texto determina que os editais de concursos devem mencionar o direito à amamentação e conceder prazo para a solicitação. Além disso, registra a proposta, a confirmação da idade da criança seria por meio da certidão de nascimento.

De acordo com o projeto, no dia da prova, uma pessoa indicada pela mãe acompanhará a criança e permanecerá com ela em uma sala reservada. A amamentação será permitida em intervalos de duas horas, por períodos de até 30 minutos por filho – cada mãe deve ser acompanhada de um fiscal de prova enquanto estiver alimentando seu bebê. O tempo de amamentação será compensado integralmente para a realização da prova.

O projeto tramita de forma conclusiva e ainda será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara. (Com informações da Agência Câmara)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?