Concurso para diplomata terá 30 vagas com remuneração de R$ 15 mil
As provas serão realizadas pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)
atualizado
Compartilhar notícia
O ministério das Relações Exteriores publicou, nesta quinta-feira (8/6), as normas para realização do concurso do Instituto Rio Branco. De acordo com o Diário Oficial, serão ofertadas 30 vagas para a classe inicial da carreira de diplomata ainda este ano.
Com remuneração inicial de R$ 15 mil, o concurso será realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). A primeira fase contará com provas objetivas de língua portuguesa, história do Brasil, história mundial, geografia, língua inglesa, política internacional, noções de economia, noções de direito e direito internacional público.
Já a segunda fase, de caráter eliminatório e classificatório, será de português e inglês. Serão atribuídas em edital notas mínimas para esta etapa. Na terceira e última etapa, a avaliação é subjetiva com provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, noções de economia, noções de direito e direito internacional público, língua espanhola e língua francesa.