metropoles.com

Concurso do Cebraspe para delegado da PCGO é suspenso por fraude

As investigações apontam que a aprovação era vendida por até R$ 349 mil. Justiça de Goiás determinou interrupção do certame

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
Cespe
1 de 1 Cespe - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Em cumprimento de decisão judicial, do Tribunal de Justiça de Goiás, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe, antigo Cespe/UnB) divulgou nesta sexta (9/6) a suspensão oficial do concurso para delegado da Polícia Civil do Estado (PCGO).  Investigado por fraude pela própria PCGO e pelo Ministério Público de Goiás, o processo seletivo pode ser anulado.

Em março, durante a aplicação da segunda etapa das provas, cinco pessoas suspeitas de fraudar a seleção foram presas. Durante as investigações, a polícia descobriu como funcionava o esquema de venda de vagas, que chegavam a custar R$ 349 mil. Duas pessoas eram responsáveis por aliciar e encontrar interessados no esquema. Costumavam ir em cursos preparatórios no Distrito Federal e Entorno, região com grande número de concurseiros, para aliciar candidatos.

Um terceiro integrante da organização seria responsável por fazer os contatos com pessoas influentes e dar seguimento à fraude. Ainda em março, durante entrevista coletiva, o delegado Álvaro Cássio afirmou que as investigações continuariam. E sinalizou que o concurso poderia ser suspenso ou até mesmo cancelado. “Tudo vai depender do andamento das investigações”, afirmou.

À pedido do MPGO, a 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual da Comarca de Goiânia determinou a suspensão liminar do certame, que deveria escolher 36 novos delegados. O mérito da ação ainda não foi julgado. O processo seletivo também havia sido suspenso administrativamente, logo após a prisão da quadrilha fraudadora, pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, responsável por autorizar a realização do concurso.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?