Concurso de escrivão da PCDF será realizado pelo Cebraspe
Serão oferecidas 300 vagas. O edital do certame deve sair nos próximos dias
atualizado
Compartilhar notícia
A banca organizadora de um dos concursos mais esperados do ano, o de escrivão da Polícia Civil, será o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). A informação foi publicada no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (06/11/2019). Serão oferecidas 300 vagas. O edital deve sair nos próximos dias.
Conforme o projeto básico, após a contratação da banca, são 15 dias para publicação do primeiro edital e 100 dias para aplicação das provas objetiva e discursiva — primeiras etapas do concurso. Ou seja, os concurseiros terão até fevereiro para se preparar.
Os 300 futuros escrivães passam por oito etapas até serem aceitos no curso de formação: provas objetivas e discursivas, teste de capacidade física, avaliação médica, prática de digitação, avaliação psicológica, investigação de vida pregressa e avaliação de títulos. Para se candidatar, é necessário ter graduação em qualquer área de formação.
O último concurso ocorreu em 2013 e também foi organizado pelo Cebraspe. Ao todo, 11.404 candidatos se inscreveram a 98 vagas imediatas. Uma concorrência de 116,36 interessados por posto. A nota de corte das provas objetivas foi de 55,5 pontos, dos 120 possíveis.
Atualmente, os escrivães têm remuneração inicial de R$ 8.698 e recebem auxílios alimentação, creche e plano de saúde. Se houver equiparação da carreira com a Polícia Federal, a ganho inicial passaria a ser de R$ 12.522,50.