metropoles.com

CLDF espera que provas do concurso sejam realizadas até julho

Prazo para correções na documentação das bancas candidatas a organizar o certame ganhou mais 10 dias. Escolhida deve ser conhecida em março

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
CLDF
1 de 1 CLDF - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

A comissão organizadora do concurso da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) ampliou, por mais 10 dias, o prazo para que as instituições interessadas em realizar o certame apresentem recursos derivados de questionamentos da Casa. A ideia é dar maior transparência e evitar novas inquirições, como as levadas ao Tribunal de Contas do DF (TCDF) e ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) – as quais, em 2017, levaram ao adiamento da disputa.

O prazo passou a ser contado a partir de segunda-feira (5/2) e deve se estender até o dia 16 deste mês. Com isso, a escolha da banca que vai organizar o concurso está prevista para o início de março. Até lá, a comissão fará análises das propostas das candidatas e vai verificar as respectivas documentações.

No momento, o comitê responsável pela organização analisa o Envelope 1, com a documentação das seis instituições que se apresentaram: Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (Idib); Associação Civil Instituto AOCP; Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe); Quadrix; Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (Funrio); e Fundação Carlos Chagas (FCC).

O Idib é um dos beneficiados pela ampliação do prazo. A comissão havia encontrado irregularidades na documentação do instituto, mas, após uma revisão, foi constatado que o material apresentado estava correto, conforme consta em ata.

Depois dessa análise, será aberto o Envelope 2. Nele estão as propostas com os valores que cada candidata vai pedir para realizar o certame e o preço das inscrições para os interessados.

Após a escolha, por força de lei, a banca selecionada pela Mesa Diretora terá 90 dias para a realização da prova, o que deve ocorrer entre junho e julho deste ano, caso não ocorra nenhum atraso.

A ata da reunião apresentou ainda o pedido do Cebraspe para ter acesso às propostas das outras bancas. O pedido foi rejeitado pela comissão, já que os envelopes ainda não foram abertos.

Nulidade
Em novembro de 2017, o aguardado concurso foi anulado, meses após a CLDF ter escolhido a FCC para organizar o certame. Já havia inclusive data para as provas, no início de dezembro. O Tribunal de Contas, contudo, afirmou que houve violação dos princípios da isonomia, da impessoalidade, da motivação, da moralidade, da seleção da proposição mais vantajosa, da legalidade e do interesse público.

“O TCDF verificou, por exemplo, ausência de motivação baseada em critérios minimamente objetivos para a escolha da FCC na etapa de seleção das propostas, criada pela própria administração”, informou o órgão, por meio de nota em que o concurso foi anulado.

Ainda de acordo com o Tribunal de Contas, na escolha, a Câmara Legislativa afirmou que a análise das propostas levou em consideração “todos os aspectos relacionados aos valores das taxas de inscrição, à experiência técnica na realização de processos seletivos complexos, em especial a segurança, confiabilidade e qualidade na condução de certames semelhantes na área do Legislativo”.

Porém, segundo voto do relator do Processo n° 17.107/2017, conselheiro Inácio Magalhães, “não houve definição clara do peso dado a cada um desses parâmetros, para se concluir que a proposta da FCC era melhor em relação às outras seis instituições participantes”.

Em 15 de novembro do ano passado, a recomendação do TCDF foi acatada pela Câmara Legislativa, que decidiu reiniciar o processo de elaboração do concurso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?