Petrobras abre oportunidade para projetos de inovação
Cada proposta de empresa startup receberá o valor máximo de R$ 150 mil e deverá ser desenvolvida em até 12 meses
atualizado
Compartilhar notícia
Estão abertas as inscrições para o Desafio de Startups Petrobras Distribuidora, uma seleção pública de empresas em estágio inicial que apresentem soluções inovadoras para os segmentos de atuação da companhia, a partir de três vertentes: Mobilidade para Pessoas, Mobilidade para Negócios e Sustentabilidade.
O desafio, que integra o edital de Inovação para a Indústria, será lançado no Rio de Janeiro, no auditório da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). O público interessado também poderá assistir às apresentações em São Paulo.
Um comitê de avaliação composto por especialistas da Petrobras Distribuidora e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) fará a seleção de até 10 startups. Cada projeto receberá o valor máximo de R$ 150 mil e deverá ser desenvolvido em até 12 meses.São consideradas startups empresas de micro ou pequeno porte (MPE), desde que tenham CNPJ ativo com até cinco anos de existência. Todas as informações sobre o edital, como critérios para participação e regulamento completo, podem ser consultadas no site da Petrobras.
O Desafio de Startups Petrobras Distribuidora tem como objetivo encontrar empresas que possuam competência técnica em tecnologias digitais, como internet das coisas (IoT), realidade aumentada e virtual, inteligência artificial, big data, analitycs e Bl (Business Intelligence).
Temáticas
Na primeira temática, Mobilidade para Pessoas, são esperados projetos de inovação que provoquem impacto positivo na percepção dos clientes (perfil B2C), desenvolvendo e/ou potencializando negócios de varejo aplicáveis em postos de combustíveis, lojas de conveniência e centros de lubrificação, e os quais promovam uma experiência diferenciada e a atração do consumidor aos pontos de venda.
Já para o segmento B2B, inserido na temática Mobilidade para Negócios, a busca é por projetos que utilizem tecnologias digitais para a maximização da eficiência operacional em bases de distribuição de combustíveis, no transporte rodoviário, na gestão de estoques e na colaboração dos elos da cadeia logística da BR, a qual cobre todo o território nacional.
Finalmente, para a terceira temática, Sustentabilidade, a expectativa é receber propostas que, entre outras, mitiguem os riscos de impacto das atividades na segurança das operações, na sociedade e no meio ambiente.