metropoles.com

Apesar da pandemia, Marinha realiza prova presencial para 617 candidatos

Aprovados serão promovidos ao cargo de Sargento, mas somente em 2024. No DF, serão 37 candidatos divididos em duas salas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marinha do Brasil/Divulgação
Formatura da Marinha
1 de 1 Formatura da Marinha - Foto: Marinha do Brasil/Divulgação

A Marinha do Brasil realizará, neste sábado (5/9), prova presencial para promoção ao cargo de sargento em todo o país. O concurso contará com a presença de 617 cabos relacionáveis e, apesar das restrições de distanciamento social e orientação de se evitar aglomerações por causa da pandemia do novo coronavírus, haverá salas com até 47 militares disputando o certame.

Inicialmente previsto para ser aplicado em abril, o concurso teve de ser adiado por causa da Covid-19. Agora, mesmo com números de contaminação 379 vezes maior e com 120.949 mais óbitos do que na época prevista anteriormente para a realização das provas, a Marinha confirmou ao Metrópoles a aplicação do exame na nova data.

No DF, o teste acontecerá no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB), em Santa Maria. Estão previstos para o local 37 cabos, divididos em duas salas, com 19 e 18 candidatos, respectivamente.

Confira o cronograma e regras da seleção:

4 imagens
Promoção dos aprovados acontecerá somente após curso de formação de Sargentos, que terá chamamento apenas no fim de 2013
Boletim de Ordens e Notícias da corporação divulga os procedimentos para o dia da prova
Algumas medidas de higiene e distanciamento social estão previstas. 617 cabos realizarão a prova
1 de 4

Cronograma divulgado pela Marinha confirma realização do concurso para este final de semana (5/9)

Marinha/Reprodução
2 de 4

Promoção dos aprovados acontecerá somente após curso de formação de Sargentos, que terá chamamento apenas no fim de 2013

Marinha/Reprodução
3 de 4

Boletim de Ordens e Notícias da corporação divulga os procedimentos para o dia da prova

Marinha/Reprodução
4 de 4

Algumas medidas de higiene e distanciamento social estão previstas. 617 cabos realizarão a prova

Marinha/Reprodução

 

Para minimizar a possibilidade de contaminação pela Covid-19, o Boletim de Ordens e Notícias (Bono) da força prevê algumas medidas. Só poderá ingressar no local das provas quem estiver de máscara. Também haverá a disponibilização de estações para higiene pessoal e será feita a medição de temperatura dos candidatos, com limite de 37,5°C. As janelas dos locais de provas serão mantidas abertas.

Preocupações

Apesar disso, candidatos se dizem preocupados com a situação. “A estrutura parece de uma escola pública”, conta um cabo que fará a prova e preferiu não se identificar, por temer represálias. Ele conta que esteve no local previsto anteriormente para o exame e disse que a estrutura agora não é a melhor, tendo em vista o calor e seca que assolam Brasília nesta época do ano.

Dessa forma, a preocupação pela proliferação do vírus da Sars-Cov-2 aflige os candidatos. “Andando com o gorro na cabeça, o termômetro já deu 38°C e eu não estava com febre. Depois que ventilou, minha temperatura desceu”, detalhou o cabo, preocupado com o fato de que candidatos com temperatura corporal maior que o limite estipulado pelo Bono farão a prova em uma sala separada.

“Meu medo é ser colocado em sala com pessoas que tenham o vírus [da Covid-19]”, desabafa.

Vai além da própria saúde a angústia quanto à realização da prova, até porque os candidatos relacionáveis podem ser presos por até 10 dias em caso de não comparecimento. “Eu convivo com familiares e vizinhos que são do grupo de risco. É com eles que me preocupo mais”, afirma o candidato.

Há incômodo ainda com o fato de que os aprovados somente serão chamados ao curso de habilitação para promoção a sargento em dezembro de 2023, com a mudança de cargo sendo efetivada em 2024. “Não acho justo colocar nossas vidas em risco [na pandemia] em vão, se só seremos promovidos em 2024”, protesta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?