metropoles.com

Barra Torres deixa Anvisa, mas vai ganhar salário por mais 6 meses

Grupo viu conflito de interesses em oferta de emprego na iniciativa privada ao diretor-presidente da Anvisa, que deixa o cargo neste sábado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jefferson Rudy/Agência Senado
Antonio Barra Torres, da Anvisa, diz que "Brasil não pode ser atraente para o turismo antivacina"
1 de 1 Antonio Barra Torres, da Anvisa, diz que "Brasil não pode ser atraente para o turismo antivacina" - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A Comissão de Ética Pública (CEP) concedeu quarentena remunerada de seis meses ao diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres. Ele deixou o posto nesse sábado (21/12), após um mandato de cinco anos.

Na prática, isso significa que ele receberá seu salário normalmente como diretor-presidente, de R$ 19.001,04, ao longo do próximo semestre, sem trabalhar. A remuneração se junta à aposentadoria de militar. Ele ganha R$ 30.550,90 da Marinha como contra-almirante da reserva.

A quarentena remunerada será concedida porque o Comissão de Ética apontou potencial de conflito de interesses em uma oferta de emprego recebida pelo contra-almirante. Barra Torres relatou ter sido chamado para atuar como diretor institucional na Inovatie Serviços em Saúde, com atividades de consultoria.

5 imagens
Presidente da Anvisa, Barra Torres participa de ato pró-vacina na Câmara
Antonio Barra Torres, presidente da Anvisa
Antonio Barra Torres, presidente da Anvisa
Antonio Barra Torres, presidente da Anvisa
1 de 5

Antonio Barra Torres, presidente da Anvisa

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 5

Presidente da Anvisa, Barra Torres participa de ato pró-vacina na Câmara

Evandro Éboli - Metrópoles
3 de 5

Antonio Barra Torres, presidente da Anvisa

Agência Senado
4 de 5

Antonio Barra Torres, presidente da Anvisa

Hugo Barreto/Metrópoles
5 de 5

Antonio Barra Torres, presidente da Anvisa

Hugo Barreto/Metrópoles

“Em seu formulário, o consulente esclarece que, após a conclusão de seu mandato, pretende assumir o cargo de Diretor Institucional da empresa Inovatie Serviços em Saúde, com atividades voltadas à consultoria nas áreas de Regulação, Pesquisa Clínica de Medicamentos e Acesso ao Mercado Farmacológico”, diz trecho da decisão, assinada na segunda-feira (16/12).

Durante os próximos 6 meses, o diretor-presidente da Anvisa deverá comunicar a CEP se receber outras propostas de emprego. A quarentena começa a contar a partir da saída do cargo.

“Ressalva-se que, mesmo após esse período de quarentena, o consulente não estará dispensado de cumprir a determinação contida no art. 6º, I, da Lei nº 12.813, de 2013, qual seja: de, a qualquer tempo, não divulgar ou usar informação privilegiada obtida em razão do cargo que ocupou junto à Administração Pública”, informa o documento.

A gestão de Barra Torres à frente da Anvisa foi marcada por conflitos com o então presidente Jair Bolsonaro (PL). A relação entre os dois, antes amigável, começou a rachar durante a pandemia, a partir de questões ligadas à Covid-19 e à vacinação.

Chefe de gabinete na Anvisa não precisará cumprir quarentena

A comissão, todavia, não viu conflito de interesses na oferta recebida pela chefe de gabinete dele na Anvisa, Karin Shuck Hemesath Mendes. Ela deverá atuar como consultora e coordenadora de Assuntos Regulatórios e Legislativos relacionados à Saúde, Medicamentos, Alimentos e tabaco na empresa de consultoria RG Politcal Intelligent após deixar o cargo.

Procurado pela coluna, Barra Torres não quis comentar a decisão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?