Um convite para testar a “nova” relação de Bolsonaro com os EUA
Presidente brasileiro foi convidado a participar, em Brasília, de evento em comemoração à independência dos Estados Unidos
atualizado
Compartilhar notícia
Na semana passada, após seu primeiro encontro com Joe Biden, Jair Bolsonaro disse ter ficado “maravilhado” com o presidente americano. Foi uma novidade no discurso do brasileiro, que até então se fazia de rogado com o democrata Biden – Bolsonaro, como se sabe, é admirador confesso do antecessor dele, o republicano Donald Trump.
Se há realmente uma tentativa do Palácio do Planalto de redesenhar a relação com o atual governo americano de modo a torná-la minimamente simpática, um novo sinal é esperado para breve: Bolsonaro foi convidado para a tradicional festa que a embaixada dos Estados Unidos em Brasília organiza anualmente para comemorar o 4 de julho, dia da independência do país. Por enquanto, não se sabe se ele irá.
A festa está marcada para a noite de 28 de junho, uma terça-feira. Em 2019, quando Trump ainda era presidente e a embaixada americana no Brasil era chefiada por Todd Chapman, que construiu laços quase pessoais com o clã Bolsonaro, o presidente brasileiro fez questão de participar das comemorações.