TSE reúne “tropa de elite da República” para anunciar resultado
Chama atenção a ausência de ministros do STF indicados por Bolsonaro
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro Alexandre de Moraes, reuniu um time robusto de autoridades para acompanhar com ele, a partir do gabinete da presidência do Tribunal Superior Eleitoral, a totalização dos votos.
Pouco depois das 19h20 deste domingo, com mais de 90% das urnas apuradas, era grande a lista de convidados que já haviam chegado.
Do Supremo Tribunal Federal, além do próprio Moraes, estavam lá os ministros Cármen Lúcia, Rosa Weber, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Luiz Fux e Luís Roberto Barroso – destaque para as ausências de Kassio Nunes Marques e André Mendonça, indicados para a Corte por Jair Bolsonaro.
Também está no gabinete da presidência do TSE o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Há pouco, chegou o procurador-geral da República, Augusto Aras.
A lista inclui ainda os ministros da própria Corte Eleitoral, ministros do Superior Tribunal de Justiça e os presidentes da OAB nacional e da Associação dos Magistrados do Brasil.
Com os convidados de peso, Moraes quer passar a mensagem de que o processo eleitoral, durante o qual o TSE foi repetidamente desafiado pelo presidente Jair Bolsonaro e por seus aliados, está chancelado pelas principais instituições da República.