TRE aponta irregularidades em contas da campanha de Tarcísio
Técnicos da Justiça Eleitoral enxergaram problemas em algumas doações e em quase toda a lista de despesas do comitê
atualizado
Compartilhar notícia
Um relatório preliminar do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo aponta irregularidades no processo de prestação de contas do governador eleito Tarcísio de Freitas, do Republicanos.
O relatório, datado de 29 de novembro, lista falhas na apresentação de documentos apresentados pela campanha para justificar gastos da ordem a R$ 35,8 milhões — o valor representa nada menos que 96% de todas as despesas declaradas pelo comitê de Tarcísio.
A lista de irregularidades inclui, por exemplo, contratos sem assinatura e descrições genéricas dos serviços prestados. O documento também registra que algumas notas fiscais simplesmente não foram apresentadas.
Entre os casos de descrição genérica está o contrato com a empresa Beacon Comunicação Ltda, que representa 66,62% do total de despesas contratadas pela campanha.
Os técnicos do TRE-SP apontam que as notas fiscais anexadas não especificam quais serviços foram prestados pela firma.
O relatório indica ainda que o comitê de Tarcísio recebeu R$ 62 mil de pessoas físicas que não estavam aptas a serem doadoras de campanhas eleitorais.
O TRE deu prazo de três dias para a chapa de Tarcísio se manifestar sobre as irregularidades apontadas.
Em casos assim, o candidato precisa sanar e corrigir eventuais dúvidas da área técnica, sob pena de ter que devolver valores relativos aos gastos que não foram devidamente comprovados.
Caso as irregularidades não sejam sanadas e as contas sejam reprovadas pela Justiça Eleitoral, o Ministério Público ou mesmo partidos políticos podem, em última medida, pedir a cassação do registro de candidatura.
Procurada pela coluna, a assessoria de Tarcísio de Freitas respondeu o seguinte: “O documento enviado pelo TRE-SP trata-se de pedido de diligência comum na prestação de contas de campanhas eleitorais. Todos os pedidos serão respondidos dentro do prazo estabelecido”.